BrasilEventos, Lazer e TurismoInternacionalSegurança

LAAD 2023 reuniu a indústria mundial de segurança e defesa e profissionais do setor, no RJ

[Foto: Richard Souza / GE]

A LAAD Defence & Security 2023 encerrou sua 13º edição levando cerca de 45.000 profissionais especializados aos corredores do Riocentro, na zona Oeste do Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 14 de abril. 400 empresas brasileiras e internacionais e delegações oficiais de 71 países também compareceram nesta edição.

A abertura oficial da LAAD 2023 oconteceu na manhã do dia 11 de abril e contou com a presença de diversas autoridades, como o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, o Ministro da Ciência e Tecnologia (MCTI) e Inovação substituto, Luis Manuel Rabelo Fernandes, o Ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marco Edson Gonçalves Dias, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, além de chefes da Marinha, Comandante da Aeronáutica e Chefe do Estado-Maior.

Sendo considerado o maior evento de defesa e segurança da América Latina, essa edição, a primeira após o início da Pandemia de Covid-19, reuniu a indústria de defesa e segurança pública de diversos países como Argentina, Bolívia, Coréia do Sul, Guatemala, Equador, Honduras, Panamá, Paraguai e Colômbia, além de países de outros continentes, incluindo Alemanha, Barbados, Bahrein, Belize, Cabo Verde, Camarões, Guiné Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Itália, Jordânia, Nigéria, Paquistão, Portugal e Reino Unido.

Nos quatro dias de evento, diversas empresas, delegações governamentais, militares e especialistas em defesa encontraram-se com o objetivo de apresentar as mais recentes tecnologias e soluções para o setor de defesa e segurança.

Uma das empresas presentes do evento foi a SAAB, líder em tecnologias de defesa e segurança. A empresa apresentou suas novas tecnologias para o setor e levou, novamente, uma réplica em tamanho real do Gripen E, o F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB). O caça multimissão é um avião de combate equipado com tecnologias de última geração para missões de defesa aérea e controle de espaço aéreo.

A LAAD apresentou, também, lançamentos para o seguimento de engenharia aeronáutica e naval, além de equipamentos pessoais e táticos, munições e armamemntos, ópticos e optronicos, cyber defence e cyber security, contraterrorismo, transmissão, comunicação e posicionamentos, emergência, salvamento e resgate, controle de acesso e vigilância, perícia criminal e forense. Consultoria, treinamentos e serviços também puderam ser conferidos nos quatro dias.

Além da feira e das exposições, a LAAD foi palco para negociações e parcerias entre os setores públicos e privados. Durante o evento, foram anunciadas diversas parcerias, como a Aker, empresa brasileira com a saudita Intra Defense Technologies para o desenvolvimento de drones naquele país.

Na quinta-feira (13/04), o Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino e o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, estiveram no evento onde assinaram um edital que visa a liberação de recursos para as guardas municipais por estados e municípios.

O evento que abrange o mercado de exposição de produtos em formato de feira, contou, ainda, com o X Simpósio de Logística Militar, organizado pelo Ministério da Defesa com a presença de Militares e especialistas e logística, onde foi apresentada a importância da setor para as operações militares, além de informações mais recentes para a área.

Durante o Simpósio, o público formado exclusivamente por oficiais-alunos das Escolas Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica puderam acompanhar palestras voltados para o tema da logística, como “Os Desafios da Logística Atual; A Gestão da Logística; e A Logística do Futuro”.

Segundo a organização da LAAD, a presença das 160 Delegações oficiais de todos os continentes refletem a importancia do evento na representação do mercado latino-americano, além de se consolidar como uma plataforma estratégica para os negócios globais.

A LAAD Defence & Security ocorre em edições bienais e a próxima edição está prevista para acontecer em 2025 com local e data ainda a serem definidas.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.