Arábia SauditaBrasilEventos, Lazer e TurismoInternacionalRio de JaneiroSegurança

Empresas brasileira e saudita fazem parceria para desenvolver drones

[Foto: Estela Mari/Rossi] [Texto: Divulgação / Rossi]

A Akaer, empresa brasileira com mais de 30 anos de atuação no desenvolvimento de tecnologias de ponta para os setores de Defesa e Aeroespacial, promoveu uma parceria com a empresa saudita Intra Defense Technologies para o desenvolvimento de drones naquele país. O acordo foi firmado, nesta quarta (12), durante a LAAD 2023, a maior feira de Defesa e Segurança da América Latina, no Rio de Janeiro. 

As duas companhias estabeleceram um contrato para o desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados (UAVs, na sigla em inglês) de grande porte para inicialmente atender as necessidades da Arábia Saudita. O projeto, no entanto, poderá se estender para outros países e regiões. 

O acordo foi assinado pelo Executive Director of Alliances da empresa Intra, Hmoud Alshethre, e o CEO da Akaer, Cesar Silva. Também esteve presente na cerimônia o UAV Test Pilot da Intra, Mohammed Aljehani. 

“Esta é uma parceria crucial para o crescimento da Akaer em mercados importantes para o Brasil, como o Oriente Médio. Estamos expandindo nossas ações pelo mundo e criando novas fontes de sinergia”, comenta Cesar Silva. 

Atualmente, a Intra opera UAVs na Arábia Saudita com grande sucesso, acumulando mais de 4 mil horas de voo em diferentes missões. A empresa parceira desenvolveu dois UAVs VTOL (que realizam pouso e decolagem /verticais), um dos quais está exposto na LAAD Defense & Security, que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 14 de abril. 

A parceria entre Akaer e Intra seguirá o conceito do Programa VISION 2030 do Governo do Reino da Arábia Saudita, que prevê um conteúdo majoritário do Programa naquele país. 

O primeiro projeto começou a ser desenvolvido em janeiro de 2023, e prevê a produção de um protótipo de um UAV bimotor Classe 3, mas a tendência é que outros sistemas sejam criados em um futuro próximo. No entanto, a parceria com a Akaer será ainda mais ampla, com o objetivo de desenvolver soluções mais arrojadas. 

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.