Faca é encontrada com aluno em escola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro
[Foto: Ilustrativa]
Um aluno foi encontrado com uma faca no exterior de uma Escola Municipal em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. O estudante foi visto por uma funcionária da unidade que logo comunicou aos agentes da Polícia Militar que seguem fazendo a segurança na frente da unidade escolar.
O estudante foi abordado e o objeto apreendido. Segundo a Prefeitura, a direção da unidade escolar entrou em contato com a responsável legal pelo aluno e, ainda, por se tratar de um menor, o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso.
O aluno foi questionado sobre o motivo de estar portando o objeto e de acordo com informações da Prefeitura, ele relatou que estava de posseda faca para sua “própria proteção”.
Ainda segundo a Prefeitura de Arraial do Cabo, não houve nenhuma ameaça concreta e eminente a nenhuma das 13 unidades de ensino municipal.
Confira, abaixo, a nota divulgada pela Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo sobre o fato:
Ataque em Blumenau
Após o ataque a uma creche na cidade de Blumenau, no estado de Santa Catarina, no dia 05 de abril, várias cidades se mobilizaram na busca de ações que visam mais segurança para os alunos, professores e funcionários nas unidades escolares.
Na ocasião, um jovem de 25 anos pulou o muro da creche e atacou com golpes de uma machadinha as crianças e os professores que estavam no local. 4 crianças com idades entre 4 e 7 anos, morreram. Outras quatro crianças foram feridas na ação e foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas aos hospitais para serem acompanhadas.
O assassino se entregou no Batalhão da Polícia Militar logo após o ataque, onde foi detido e encaminhado à delegacial de Polícia Civil.
Segurança nas escolas em Arraial do Cabo
Em Arraial do Cabo, desde o início da manhã da quarta-feira (10/04), cada uma das 13 unidades de ensino municipal conta com Políciais Militares do Proeis e agentes da Guarda Municipal que trabalham com o objetivo coibir qualquer atitude suspeita, na realização de uma ação preventiva.
A estratégia foi definida após a realização de uma reunião entre as Secretarias de Educação e Segurança Pública do município, sendo implementada devido “à circulação de mensagens nas redes sociais sobre supostos ataques a Unidades de Ensino em outros estados”.
O município estuda, também, a implantação de novas medidas que visam maior segurança, como a contratação de uma empresa de monitoramento para as unidades escolares.
Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro
Na segunda – feira (10/04) A Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro, através do seu 25º implantou na Região dos Lagos do estado, a operação “Escola Segura”, que visa realizar patrulhamento preventivo nas escolas da região.
O objetivo da operação é garantir a segurança dos alunos e professores das unidades escolares.
A Polícia Militar pede ainda, que fatos anormais sejam notificados para que as equipes possam atuar de forma preventiva.