BrasilPolítica

Unicef destaca importância do voto dos adolescentes nas eleições municipais

[Foto: Divulgação / Antonio Augusto / Ascom / TSE]

Faltando um dia para o término do prazo para tirar o título de eleitor, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) ressaltou a relevância do voto dos adolescentes de 16 e 17 anos nas eleições municipais. Segundo dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil reverteu a tendência de queda no cadastro eleitoral de adolescentes, registrando um aumento no número de jovens com título de eleitor em 2024. Vale ressaltar que o voto aos 16 e 17 anos é facultativo.

O chefe de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes no Unicef, Mario Volpi, enfatizou o interesse crescente dos jovens em participar ativamente da vida política e eleitoral do país.

“É com o voto que as demandas da sociedade são escutadas pelos tomadores de decisão. E os adolescentes, que são tão impactados pelas decisões de prefeitos, prefeitas e vereadores quanto os adultos, não podem ficar fora deste momento”, afirma Mario Volpi.

O Unicef tem realizado um trabalho em 2.023 municípios da Amazônia Legal e do Semi-Árido para mobilizar os adolescentes de 16 e 17 anos a tirarem o título de eleitor. Mario Volpi lembrou da importância dos familiares no papel de incentivadores para que adolescentes e jovens tirem o título de eleitor.

“É hora de mães, pais, avós, professores e outros adultos incentivarem os adolescentes a tirar o título de eleitor e exercer seu poder de voto em outubro, contribuindo para que nossas cidades sejam lugares melhores para meninas e meninos”, diz.  

Segundo o representante do Unicef, a participação dos adolescentes e jovens nas eleições pode enriquecer o processo político e ajudar os governantes a tomar decisões mais informadas e adequadas às necessidades da população mais jovem.

“Apenas com apoio para que crianças e adolescentes sejam escutados no processo eleitoral é que será possível que a escolha feita nas eleições municipais de 2024 reflita um compromisso efetivo com as necessidades e os direitos de meninas e meninos do Brasil”, afirma. 

error: Não é possível copiar.