Eventos, Lazer e TurismoRio de JaneiroSaúde

Hemorio celebrará 80 anos com campanha especial no Dia Nacional do Doador de Sangue

Compartilhe essa notícia!

Nesta segunda-feira (25/11), o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) completa 80 anos de funcionamento. Coincidindo com o Dia Nacional do Doador de Sangue, a unidade, considerada o maior hemocentro do estado do Rio de Janeiro, preparou uma programação especial para conscientizar e homenagear doadores.

O evento de abertura, às 8h30, dará início à campanha “Unidos pelo Sangue”, contando com a presença de artistas e influenciadores digitais. A celebração inclui diversas atividades, como a apresentação do grupo de comédia 4K, intervenções artísticas dos artistas André Rongo e Alfredo Borret, e um cortejo musical pelas dependências do Hemorio. Além das apresentações culturais, o Hemorio vai homenagear os doadores mais antigos e frequentes, além das famílias doadoras.

Até o momento, segundo o Governo do estado do Rio de Janeiro, o Hemorio registrou 81.792 doações em 2024, com a expectativa de alcançar 92 mil até o final do ano.

Ações gastronômicas e culturais

A campanha “Cozinhar tá no Sangue”, em parceria com chefs renomados como Carole Crema e Janaína Torres, é uma das iniciativas que visam incentivar a doação. A idealizadora do projeto, chef Renata Iglesias, estará no Hemorio para doar sangue e promover a causa.

Outras atividades incluem a participação da bateria do Botafogo Samba Club, apresentações da rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro, e do Rei Momo, Kaio Mackenzie. Encerrando a semana, a banda Trio de Voz e Violão fará uma apresentação na quinta-feira (28/11).

Confira abaixo a programação ao longo da semana.

DataHorárioAtividade
Segunda-feira (25/11)8h30Evento de abertura com participação de artistas e influenciadores digitais.
9hApresentação do grupo de comédia 4K com o show “Comédia entre amigos”.
No decorrer do diaCortejo musical pelas dependências do Hemorio; intervenção artística de André Rongo e Alfredo Borret no pátio, com distribuição de suvenires aos doadores.
Terça-feira (26/11)9h30Apresentação da bateria do Botafogo Samba Club convocando torcedores para doação de sangue.
Quarta-feira (27/11)9hParticipação do Rei Momo, Kaio Mackenzie, da rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro, e da bateria-mirim da Unidos de Vila Isabel, em um evento animado.
Quinta-feira (28/11)10hApresentação da banda Trio de Voz e Violão – Vozes do Coração.
Sábado (07/12)7h às 19hCelebração dos 2 anos da Cazé TV no Hemorio, com a intenção de superar a meta de doação do ano anterior.

Como doar sangue

Para doar, é necessário:

  • Ter entre 16 e 69 anos de idade 
  • Pesar mais de 50 kg 
  • Estar em boas condições de saúde 
  • Dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação 
  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação 
  • Não fumar duas horas antes da doação 
  • Apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, passaporte, entre outros 
  • Menores de 18 anos devem apresentar o Termo de Consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal 
  • Alguns medicamentos podem impedir a doação e se tiver feito tatuagem em período inferior a seis meses também. Doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue também impedem a doação. 

Doenças infecciosas, algumas condições crônicas e medicamentos podem impedir a doação.

Para mais informações, os interessados podem acessar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue pelo número (21) 3916-8310, das 7h às 17h.

o Hemorio fica localizado na R. Frei Caneca, 8 – Centro, Rio de Janeiro – RJ.

*Com informações de GovRJ

*Programação poderá sofrer alteração sem aviso prévio

error: Não é possível copiar.