Parlamento Juvenil da ALERJ 2024: estudantes assumirão mandatos nesta segunda-feira (25/11)
[Foto: Richard Souza / AN]
Nesta segunda-feira (25/11), 96 estudantes da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro assumirão seus mandatos como deputados juvenis na 15ª edição do Parlamento Juvenil (PJ) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). A solenidade de posse será realizada às 15h no histórico Palácio Tiradentes, iniciando uma semana intensa de atividades parlamentares.
O programa, que está completando 21 anos, reúne alunos de escolas públicas de todas as regiões do estado. Este ano, destaca-se o recorde de participação feminina, com 62% das cadeiras ocupadas por meninas. Os jovens terão a oportunidade de vivenciar a rotina de deputados estaduais, participando de sessões, debates e votações no plenário.
Durante a semana, os parlamentares juvenis proporão projetos de lei, que passarão por comissões e votações. As três propostas mais votadas poderão ser encaminhadas para análise e, eventualmente, transformadas em leis.
Após a posse e diplomação na segunda-feira, os estudantes elegerão a Mesa Diretora do Parlamento Juvenil e farão seus primeiros pronunciamentos na tribuna. Na terça-feira (26/11), defenderão seus projetos de lei no auditório da Escola do Legislativo (Elerj).
Quarta-feira (27/11) será dedicada à participação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com debates sobre as propostas apresentadas. Já na quinta-feira (28/11), os pareceres dos relatores serão discutidos e votados em plenário.
O encerramento das atividades ocorre na sexta-feira (29/11), com a votação final dos projetos aprovados nas comissões, às 15h, no plenário do Edifício Lúcio Costa, sede atual do Legislativo fluminense. A programação se encerra com uma cerimônia simbólica de formatura, onde os jovens usarão becas tradicionais.
Eleições
Os estudantes foram eleitos em agosto nas escolas estaduais e passaram por meses de capacitação, tanto presencial quanto on-line. Durante esse período, receberam orientações sobre técnicas legislativas, elaboração de projetos de lei e funcionamento do sistema político.
Além das atividades parlamentares, os jovens terão a chance de visitar pontos turísticos icônicos da capital, como o Cristo Redentor, o Bondinho do Pão de Açúcar e o Estádio do Maracanã, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.
Segundo informações da ALERJ, a edição de 2024 foi marcada por um aumento expressivo no número de inscritos, que ultrapassou 400 jovens de todas as regiões do estado. No interior, o programa também teve destaque, com grande adesão em áreas como o Noroeste Fluminense, onde mais de 60 estudantes participaram das eleições escolares.
*Com informações de ALERJ