BahiaEconomiaPolítica

Governo Federal entrega 2.745 unidades do Minha Casa, Minha Vida

[Foto: Ricardo Stuckert / PR]

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da cerimônia de entrega de 684 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, em Santo Amaro, na Bahia. O evento ocorreu nesta terça -feira (14/02) com entrega de unidades nos conjuntos Vida Nova Santo Amaro 1 e Vida Nova Sacramento. Simultaneamente também foram entregues unidades habitacionais em Lauro de Freitas (BA), João Pessoa (PB), Contagem (MG) e Aparecida de Goiânia (GO). Ao todo, 2.745 unidades habitacionais foram entregues nesta terça-feira pelo Brasil.

A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, lembrou que as obras, entregues por Lula nesta terça-feira, estavam paralisadas e somente foram retomadas após o início da atual gestão.

“Essas obras estavam com 94% de conclusão em 2016. Ficaram paradas e só agora, quando o presidente Lula voltou, é que foram concluidas”, disse Maia Rita Serrano.

Lula afirmou que “A roda gigante desse país começa a girar a partir de hoje”. O Presidente ressaltou que é possível reconstruir um outro país.

“Eu vim aqui para começar a provar que é possível reconstruir um outro país. Para dizer a vocês que o povo brasileiros vai voltar a tomar café, a almoçar, a jantar, a morar, a estudar, a trabalhar, a ter aceso às coisas que todo mundo tem direito de ter”, afirmou Lula.

Retomada do Programa

Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a Medida Provisória Nº 1.1162 que marca a retomada do Programa Minha Casa Minha Vida. O Programa foi iniciado em 2009 na gestão de Lula, e substituido pelo Casa Verde e Amarela, no governo de Jair Bolsonaro (PL).

O presidente Lula anunciou que as obras de 5.562 unidade habitacionais em cinco municípios irão retonar imediatamente.

  • 609 em Rio Largo (AL);
  • 868 em Chapadinha (MA);
  • 2.837 em Imperatriz (MA);
  • 1.008 em Belém (PA); e
  • 240 em Governador Valadares (MG).

O ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou a importância do Programa na geração de empregos diretos e indiretos no país.

“Nós vamos, nos próximos quatro anos, com a retomada do programa, gerar um milhão de novos empregos diretos e indiretos. Serão dois milhões de novas habitações em todo o Brasil até 2026. O Minha Casa, Minha vida tem esse efeito, de movimentar a economia e gerar oportunidades”, concluiu o ministro.

O Minha Casa, Minha Vida retornará com algumas novidades, uma delas será a inclusão da Faixa 1, voltada para famílias que possuem renda bruta de até R$2.640. Anteriormente, a reda exigida para inclusão no Programa erá de R$1.800.

Segundo o Palácio do Planalto, nos “últimos quatro anos, a população com essa faixa de renda foi ecxcluida do programa. A ideia agora é de que até 50% das unidades financiadas e subsidiadas sejam destinadas a esse público. Historicamente, o sbsídio oferecido a famílias dessa faixa de renda varia de 85% a 95%”.

Ainda de acordo com o Planalto, o retorno do Programa prevê também a inclusão das familias em situação de rua.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.