BrasilSaúde

Médicos criam plataforma de consulta virtual gratuita para a Covid-19

Médicos criaram uma plataforma gratuita que permite realizar consultas virtuais em pessoas que suspeitem ter tido contato e se infectado com a Covid-19.

A plataforma se chama Tummi e esta programada para atender cidadães de todo o Brasil, orientando sobre a necessidade de permanecer de quarentena em casa ou procurar atendimento hospitalar em casos graves da doença.

Para funcionar, o usuário deve acessar o site da plataforma, e preencher um questionário composto de 21 perguntas. As respostas irão auxiliar na identificação se a pessoas esta contaminada ou não com a Covid-19. A plataforma não tem objetivo de prescrever medicamentos.

De acordo com a Drª Alessandra Morelle, com a resposta do questionário será avaliado se o usuário apresenta sintomas compatíveis com uma síndrome viral que pode ser o coronavírus. A médica explicou ainda que quando a confirmação dos sintomas é positiva, a pessoa poderá conversar com um dos médicos da plataforma que esteja online no momento. O contanto com o médico é feito através de vídeo na própria plataforma e o profissional irá identificar se o paciente precisará ser encaminhado para uma consulta presencial, em uma unidade de saúde mais próxima ou se poderá permanecer em quarentena em casa recebendo orientações a distância.

De acordo com informações, a plataforma já realizou cerca de 380 atendimentos, sendo que destes apenas 5% corresponderam aos casos que foram considerados graves da doença.

Após o primeiro atendimento, os profissionais mantêm contato com os pacientes com o objetivo de monitorar sua situação de saúde.
Na plataforma também é possível receber orientações de psicólogos ou psiquiatras que em um segundo questionário podem identificar se o paciente apresenta sintomas de ansiedade, stress e depressão, encaminhando-o quando necessário para o atendimento presencial mais próximo de sua residência.

Médicos, Psicólogos e Psiquiatras que desejem participar do projeto, devem entrar em contato com a plataforma.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.