Governo do RJ apresentou balanço de segurança do Rock in Rio 2024
[Foto: Philippe Lima / Governo do RJ]
O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou, nesta segunda-feira (23/09), o balanço das operações de segurança pública durante os sete dias do Rock in Rio 2024, realizado entre os dias 13 e 22 de setembro. O evento movimentou R$ 2,6 bilhões na economia do estado e contou com um aumento de 30% no efetivo policial em relação à edição anterior, com mais de 5.200 agentes da Polícia Militar mobilizados para garantir a segurança do público.
Ocorrências Registradas
Segundo divulgado pelo Governo do RJ, durante o festival, foram registradas 889 ocorrências pela Polícia Civil, das quais 780 ocorreram no interior do evento, onde a segurança privada atuava, e 109 na área externa. O furto de celulares foi o crime mais frequente, com 573 registros dentro do evento e 41 fora dele. Além disso, mais de 15 mil produtos piratas foram apreendidos pelas autoridades.
A operação de segurança envolveu 1.675 policiais civis, incluindo equipes especializadas no atendimento a mulheres, crianças, vítimas de racismo e intolerância, além de estrangeiros. Para facilitar o registro de ocorrências, foram instalados sete pontos de atendimento ao longo do evento.
Estrutura de Segurança
A Polícia Militar empregou um aparato tecnológico com 8 torres de observação, 143 viaturas, câmeras de monitoramento, reconhecimento facial, drones e aeronaves. Uma arma de fogo e uma arma branca foram apreendidas. O policiamento foi reforçado nos principais terminais rodoviários e vias de acesso à Cidade do Rock.
Atendimentos de Emergência e Operação Lei Seca
O Corpo de Bombeiros mobilizou 600 militares, que realizaram 534 atendimentos durante o festival. Três forças-tarefa foram posicionadas em locais estratégicos para atuar em situações emergenciais.
A Operação Lei Seca também esteve presente, com 558 agentes abordando 7.010 pessoas em ações educativas dentro do evento. No entorno, 1.955 pessoas foram abordadas durante as fiscalizações.
O secretário estadual de segurança pública, delegado Victor dos Santos, destacou o sucesso da operação, atribuindo os resultados à integração entre as forças de segurança e ao investimento do governo, que já ultrapassa R$ 4 bilhões.
Com informações da Comunicação do Governo do RJ.