Eventos, Lazer e TurismoRio de JaneiroSegurança e Defesa Civil

Segurança Pública no Rock in Rio e Jogos da Libertadores: Governo do RJ apresenta balanço operacional

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Philippe Lima / Governo do RJ]

O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou, nesta segunda-feira (23/09), o balanço operacional da segurança pública durante os sete dias do Rock in Rio e as partidas da Copa Libertadores, realizadas entre os dias 13/09 e 22/09. Segundo o relatório, os eventos geraram um impacto econômico expressivo para o estado, com o Rock in Rio movimentando aproximadamente R$ 2,6 bilhões.

Com o reforço de mais de 8 mil agentes de segurança pública, incluindo 2 mil dedicados exclusivamente às partidas da Libertadores, o estado registrou a prisão de 38 pessoas. No Rock in Rio, o número de policiais foi 30% maior em comparação à edição anterior, com um total de 5.200 agentes da Polícia Militar em campo. Durante os eventos, a taxa de ocupação hoteleira alcançou 95%, e o movimento na rodoviária aumentou 40%, com 226 mil passageiros passando pelo terminal. No aeroporto Galeão, 380 voos extras transportaram cerca de 47 mil passageiros.

O governador Cláudio Castro destacou a expertise das forças de segurança e a tranquilidade oferecida aos turistas e moradores durante o período. O secretário estadual de segurança pública, delegado Victor dos Santos, elogiou a integração entre as forças de segurança e os investimentos que ultrapassam R$ 4 bilhões.

Balanço das Operações no Rock in Rio

  • Polícia Civil: Foram registradas 889 ocorrências, com destaque para 573 furtos de celulares dentro do evento. Mais de 15 mil produtos piratas foram apreendidos. Ao todo, 1.675 policiais civis foram mobilizados, incluindo agentes especializados no atendimento a grupos vulneráveis.
  • Polícia Militar: A operação contou com 8 torres de observação, 143 viaturas, drones e câmeras de monitoramento. Uma arma de fogo e uma arma branca foram apreendidas.
  • Bombeiros: 600 militares realizaram 534 atendimentos nos sete dias do evento.
  • Operação Lei Seca: Com 558 agentes, abordou 7.010 pessoas em ações educativas dentro do festival e 1.955 nas fiscalizações no entorno.

Jogos da Libertadores

  • Polícia Militar: Aproximadamente 1.890 policiais garantiram a segurança nos jogos, com a prisão de cinco pessoas por cambismo.
  • Corpo de Bombeiros: Atividades preventivas e fiscalização de questões médicas, segurança e combate a incêndios foram implementadas, além de ações da Lei Seca que abordaram 111 pessoas.

Com informações da Comunicação do Governo do RJ.

error: Não é possível copiar.