Bombeiros de São Paulo resgatam cavalo ilhado em Canoas, Rio Grande do Sul, após chuvas
Bombeiros do estado de São Paulo realizaram o resgate do cavalo caramelo,na manhã desta quinta-feira (09/05), em Canoas, no Rio Grande do Sul. A equipe do governo paulista foi enviada à região para auxiliar as vítimas das fortes chuvas que têm assolado a área.
O animal estava ilhado no teto de uma casa há quatro dias. A força-tarefa contou com a participação de veterinários da Polícia Militar de São Paulo e foi liderada pelos Bombeiros paulistas.
O capitão Tiago Franco, que liderou a missão de resgate, explicou que o trabalho começou na noite anterior com o apoio dos veterinários de São Paulo. Com a utilização de botes, os bombeiros se aproximaram do animal e administraram sedativos para garantir sua segurança durante o resgate.
O deslocamento do cavalo, que pesa 350 quilos, durou quase meia hora em um trajeto de quatro quilômetros até um local seguro. Uma vez lá, o animal foi hidratado e recebeu os cuidados necessários dos veterinários.
Franco detalhou que a equipe enfrentou desafios para se aproximar do cavalo e aplicar a sedação, mas com calma e coordenação, conseguiram realizar o resgate com sucesso. Inicialmente, houve confusão quanto ao sexo do animal, divulgando-se erroneamente que se tratava de uma égua, porém, posteriormente, os Bombeiros confirmaram que era um cavalo.
“Quando chegamos encontramos o animal em uma situação debilitada”, conta o capitão. “Tentamos nos aproximar de maneira calma, fizemos a contenção física, os veterinários vieram com os medicamentos. Após a sedação, deitamos o cavalo numa balsa de salvamento e fizemos a extração em segurança”, disse.