Rio de JaneiroSaúde

Saquarema realizou ação pelo Dia Mundial da Higienização das Mãos

[Foto: Imagem ilustrativa]

Na última sexta-feira, 05 de maio, a Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação para marcar o Dia Mundial da Higienização das Mãos. A campanha Salve Vidas: Higienize Suas Mãos, promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foi trabalhada pelas equipes de Promoção da Saúde nos 17 postos de Estratégia de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde do município.

As equipes reforçaram a importância e a maneira correta de higienizar as mãos, que é fundamental para evitar a transmissão de vírus, de doenças parasitárias e bacterianas, tanto para os profissionais quanto para os pacientes. E também conversaram com os profissionais das unidades de saúde e colocaram cartazes da campanha com orientações sobre os 5 momentos da higienização das mãos: antes de tocar o paciente, antes da realização de procedimento limpo/asséptico, após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções, após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente.

“Pode parecer estranho, mas temos que reforçar que a correta limpeza das mãos é necessária a cada momento. Não só para os profissionais de saúde, mas para toda a população. (…) A higiene das mãos é uma das ações mais eficazes que se pode executar para reduzir a propagação de patógenos e prevenir infecções”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, dr. João Alberto Oliveira.

A higiene das mãos não é importante somente para os profissionais da saúde, mas para todas as pessoas. Por isso, a Promoção da Saúde consiste em políticas, planos e programas de saúde pública com ações voltadas em evitar que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças.

Em Saquarema, as equipes atuam realizando palestras, panfletagens e ações educativas em escolas, comércios e unidades de saúde, sobre diversos temas relacionados à saúde, como cuidados com a saúde, arboviroses, infecções sexualmente transmissíveis, entre outros.

Com informações da Prefeitura de Saquarema.

Confira o que a OMS publicou sobre o tema:

Acelerar ação juntos. SALVAR VIDAS – Limpe suas mãos.

A higiene das mãos salva milhões de vidas a cada ano quando realizada nos momentos corretos durante a prestação de cuidados de saúde. Também é um investimento inteligente que oferece retorno excepcional para cada dólar investido. Cuidado limpo é um sinal de respeito para aqueles que procuram cuidados, e protege os trabalhadores de saúde e outros trabalhadores que prestam esses cuidados.
Agora é um momento crítico em que países de todo o mundo precisam acelerar a implementação de lições aprendidas com a pandemia de COVID-19 e aumentar os investimentos para fechar as lacunas na prevenção e controle de infecções (PCI), incluindo a higiene das mãos. De fato, muitos países estão demonstrando forte engajamento e avanços na ampliação dessas ações, mas, em geral, o progresso é lento e os ganhos estão em risco.
Juntos, podemos galvanizar ação na prevenção de infecções e resistência antimicrobiana na saúde. Comunidades fortes e engajadas de trabalhadores de saúde, formuladores de políticas e organizações da sociedade civil (OSC) podem acelerar e sustentar ação no ponto de cuidado para manter as pessoas seguras e saudáveis.
Para o Dia Mundial de Higiene das Mãos de 2023, colocamos as OSC em foco. Impulsionadas por sua paixão, valores e fortes agendas de justiça social, e muitas vezes em estreita proximidade com as comunidades que atendem, as OSC podem liderar e acelerar a mudança nos níveis local, nacional e internacional.
A OMS convoca todas as OSCs e outras organizações parceiras (por exemplo, membros da Rede Global de PCI) a se engajarem na campanha e acelerarem o progresso na obtenção de uma higiene das mãos eficaz no ponto de cuidado!

OMS, em tradução livre.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.