Saab e Embraer assinam Memorando de Entendimento para novas oportunidades
[Foto: Divulgação / Publicis Consultants]
A Saab, líder mundial no segmento de defesa e segurança através de desenvolvimento e produção de sistemas avançados em aeronáuticos, armamentos, comandos, sensores, controles e sistemas subquáticos assinou na tarde dessa terça-feira, 11 de abril, um Memorando de Entendimento (MoU) com a Embraer, empresa aeroespacial global com sede no Brasil. A assinatura aconteceu durante a LAAD Defece e & Security, no Rio de Janeiro.
O ato firma uma parceria de ambas as empresas em trabalhar o posicionamento do C-390 Millennium na busca de uma solução preferencial de requisitos de transporte aéreo tático da Força Aérea da Suécia, e, ainda, avaliar a integração dos equipamentos e sistemas da Saab na aeronave multimissão C-390.
O C-390 Millennium e uma aeronave de transporte tático militar moderna de nova geração. Ela é equipada com uma plataforma multivisão que possibilita mobilidade através de alta produtividade e flexibilidade operacional com baixos custos operacionais. O C-390 possuí capacidade de transportar mais carga útil, sendo 26 toneladas, em comparação com outras aeronaves de carga militar de médio porte. Além disso, a nova aeronave permite voos mais rápidos, em 470 nós, e mais longe.
Através do Memorando, a Saab e a Embraer buscarão, também, novas oportunidades de negócio, incluindo os potenciais clientes do Gripen Brasil e na América Latina, considerando o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network – GDDN). O Gripen E/F é uma aeronave de combate mulmissão projetada para derrotar o adversário, com a incorporação de tecnologias, sensores, sistemas recentes e pods que garantem a vantagem no combate, possibilitando vantagem aérea em ambientes de disputa no ar.
Novas oportunidades de négocio também serão buscadas, considerando o Centro de Ensaios em voo do Gripen (Gripen Flight Test Center – GFTC) e ainda, a linha de montagem final da aeronave na unidade da Embraer, localizada em Gavião Peixoto, São Paulo.
Além disso, o entendimento firmado no primeiro dia da LAAD 2023, considera que as empresas deverão realizar estudos técnicos para o desenvolvimento de futuros caças, afim de fortalecer a transferência de tecnologia realizadas pela Saab para a Base Industrial de Defesa do Brasil, no âmbito do programa Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB).
Para o Presidente e CEO da Saab, Micael Johanson, a assinatura do Memorando reforça a cooperação das empresas em novas áreas.
“Nossas empresas têm tralhado juntas para oferecer ao Brasil uma capacidade excepcional que vau durar décadas. Este Memorando de Entendimento é um passo importante e gratificante para o crescimento dessa cooperação em novas áreas. A parceria entre a Saab e a Embraer ultrapassa as fronteiras do Brasil e fortalece também as novas conquistas de hoje”, disse Micael Johanssson.
Já o Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança, Bosco da Costa Junior, acredita que a cooperação entre as empresas, possibilitara que a expansão dos negócios nos mercados do mundo.
“Saab e Embraer são líderes mundiais no segmento aeroespacial, reconhecidas pela excelência de sua engenharia e seus produtos. Vejo este Memorando de Entendimento de maneira muito otimista. Estou centro de que as duas empresas irão expandir ainda mais seus negócios em vários mercados ao redor do mundo trabalhando de maneira conjunta”, pontou Bosco da Costa Junior.