InternacionalPolítica

Presidente Lula visita a China

[Foto: Ricardo Stuckert /PR]

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na China, nesta quarta – feira (12/04). Lula está acompanhado de uma comitiva composta por empresários, governadores, senadores, deputados e ministros. A visita estava prevista para acontecer ainda no fim de março, mas por questões de saúde, o presidente resolveu adiar sua ida ao país asiático.

Durante a visita, o presidente brasileiro participará de conversas bilaterais, visitas oficiais e assinatura de acordos bilaterais.

O objetivo do governo é “relançar as relações com aquele que é o principal parceiro comercial do país desde 2009”. Somente em 2022, a China chegou a exportar mais de US$ 89,7 bilhões em produtos brasileiros, especialmente o minério e a soja.

A construção do CBERS-6, sexto na linha de satélites contruídos em parceria entre os dois países, deverá ser um acordo assinado por Lula durante a visita. O satélite utiliza tecnologia que permite o monitoramento de biomais como a Floresta Amazônica mesmo quando encoberta por nvens.

O presidente participará, ainda, da cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff para o comando do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco de fomendo dos BRICS, bloco composto pelo Brasil, Índia, China, África do Sul e Rússia. O evento está previsto para acontecer na manhã de quinta – feira (13/04), em Xangai.

Já na sexta-feira (14/04), Lula encontrará com o Presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji, no Grande Palácio do Povo, localizado na capital chinesa. Lula, depositará, também, flores em uma cerimônia prevista para acontecer na Praça da Paz Celestial.

Ainda na sexta-feira, o presidente brasileiro deverá encontrar-se com lideranças sindicais, retornando ao Grande Palácio do Povo. No local, Lula irá se reunir com o Primeiro-Ministro da China, Li Qiand, e depois será recebido pelo presidente Xi Jinping, em cerimônia oficial.

O retorno ao Brasil deverá está previsto para acontecer no sábado (14/04), quando o avião presidencial pousará em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para que seja realizada uma visita oficial.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.