Rio de JaneiroSegurança e Defesa Civil

Empresa simula experiência realística e apresenta tecnologias de classe mundial, na LAAD 2023

[Foto: Richard Souza/ GE]

Um Centro de Operações Integradas para a Segurança Pública está disponível para o acesso dos visitantes da LAAD Defence & Security, Feira de Defesa e Segurança que acontece no Riocentro, Zona Oeste do Rio de Janeiro, até o dia 14 de abril. A abertura da Feira, considerada a mais importante no seguimento da América Latina, aconteceu na terça-feira (11/04) e contou com a presença do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho e o Governador do estado do Rio de Janeiro, Claúdio Castro (PL).

A experiência realista e imersiva em um Centro de Operações está sendo realizada pela Hexagon, empresa multinacional sueca, líder mundial em sensores, softwares e soluções autônomas, através de sua divisão de Segurança, Infraestrutura e Geopascial.

O stand da empresa simula um centro de operações integradas de Segurança Pública, possibilitando que os interessados conheçam todas as tecnologias utilizadas no seguimento. Além disso, também é possível a obtenção de recomendações de especialistas na área, e, ainda, o conhecimento das práticas da empresa no mercado, como inclusão de recursos de inteligência analítica e aplicações móveis e soluções de colaboração que buscam apoiar operações do dia a dia até o planejamento e gestçai de grandes eventos e incidentes.

Segundo a Hexagon, seus sistemas de segurança pública são utilizados para companhias que apoiam as operações de mais de 420 centros de operações nacional, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Sergipe e Amapá. A empresa também atende ao mercado internacional, em Nova Iorque, Washington, Nova Zelândia, Londres, Alemanda, Cidade do Panamá, Medellín e outras.

Para o gerente de Marketing da divisão na América Latina, Fábio Guerra, a reputação da Hexagon foi consolidada através de um trabalho realizado ao longo de décadas e, também, do investimento contínuo em Pesquisas e Desenvolvimento.

“O setor de Segurança Pública exige experiência, e as soluções da Hexagon resultam de muitas décadas de experiência e do investimento contínuo em pesquisa e Desenvolvimento, o que confere aos nossos produtos um alto nivel de maturidade tecnológica que faz a a diferença no dia a dia dos nossos clientes para que eles possam fazer a diferença na vida das pessoas”, disse Guerra.

LUCIAD®

Para o setor de Defesa, a empresa apresenta o LUCIAD®, uma plataforma que visa permitir a fusão, visualização e análise de dados geoespaciais, além de criação de aplicações de inteligência de localização e a consciência situacional em tempo real na busca do atendimento de diversas finalidades paras os órgãos de defesa nacional e internacional.

Segundo a Hexagon, a tecnologia que busca soluções em realidade digital de última geração com a inclusão de soluçõeos C4ISR para as forças terrestres e o IMINT/GEOINT, entre outros sistemas que abrangem a segurança e vigilância, além de respostas a incidentes e captura de realidade emem ambientes físicos já está em uso no Brasil e outros países.

HxGN Smart Advisor®

Ainda durante a Feira, o HxGN Smart Advisor® está sendo apresentado. Ele é considerado a primeira tecnologia de Inteligência Artifical auxiliar para a Segurança Pública, fornecendo insights e preenchendo pontos cegos operacionais.

O HxGN Smart Advisor funciona através de um conjunto de agentes de software analítico que aprimora o aprendizado de máquinas através da análise de dados de diversas fontes de forma autônoma, tornando possível a definição de padrões e identificação de correlações entre ocorrências distintas. A nova tecnologia, também, permite o alerta de operadores em despaço e compartilhamento de dados para tomadas de decisões com base em informações mais precisas.

Setor de Defesa

O comando de incidentes e desastres também é um dos seguimentos atendidos pela Hexagon. Ainda durante a Feira, no Riocentro, a empresa apresenta sua solução multiagência para esse setor.

De acordo com a Hexagon, através de solução de software que visa a combinação de diferentes tecnologias geoespaciais e de Segurança Pública, é possível o auxílio as organizações como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros na obtenção de uma melhor comunicação e coordenação de operações em incidentes e desastres, como deslizamentos de terra, alagamentos e imundações.

HxGN Smart Monitoring®

Para o setor de Meio Ambiente, a empresa apresenta no HxGN Smart Monitoring®. A solução é baseada em um software que utiliza diversas geotecnologias, Inteligência Artificial e fluxos automatizados para a detecção de mudanças em áreas, afim de revelar atividades consideradas suspeitas, como o garimpo, desmatamento, queimadass e ocupações ilegais.

A tecnologia pode ser incorporada em diferentes bases de dados, sistemas e dispositivos de organizações e, com isso, busca a geração de alertas de forma automática e precisa para os usuários, possibilitando que procedimentos de verificações sejam realizados imediatamente pelo próprio sistema.

Para a Hexagon, a tecnologia permitirá o aumento da capacidade de gestão de orgãos que visam o monitoramento, além de crescimento da capacidade de ação dos órgãos de fiscalização.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.