InternacionalMeio AmbientePolítica

Reino Unido investirá no Fundo Amazônia

[Foto: Ricardo Stuckert/PR]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, em Downing Street, residência e escritório oficial do primeiro-ministro britânico. Na ocasião, Rishi Sunak disse que o país irá investir o valor de 80 milhões de libras, o que corresponde a cerca de R$ 500 milhões, no Fundo Amazônia. O primeiro-ministro afirmou ainda que a entrada do Reino Unido no Fundo Amazônia é um reconhecimento do trabalho e também da liderança do presidente Lula no tema da preservação ambiental.

Segundo a Presidência da República, o Brasil é o quarto país que mais recebe recursos do International Climate Finance (ICF), que é o principal programa britânico para o financiamento de projetos na área ambiental.

Em abril deste ano, os Estados Unidos também anunciaram um aporte de US$ 1 bilhão para o Fundo Amazônia em cinco anos. O financiamento será voltado para a proteção ambiental e será negociado pelo presidente norte-americano Joe Biden com o Congresso do país.

Rishi Sunak e Lula estiveram reunidos por cerca de 45 minutos, e além do Fundo Amazônia, eles falaram sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Em nota divulgada após o encontro, ambos classificaram que “a paz é do interesse de todos”.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.