BrasilEconomia

Projeto-piloto do Drex inicia segunda fase de testes

[Foto: Divulgação / BCB]

O Banco Central (BC) autorizou, nesta quarta-feira (22/05), o início da segunda fase de testes do Drex, sua moeda virtual em estudo. Nesta nova etapa, serviços e modelos de negócios desenvolvidos por consórcios participantes serão conectados à infraestrutura do projeto-piloto.

A segunda fase permitirá a implementação de smart contracts (contratos automatizados) geridos por terceiros, abrangendo casos de uso com ativos não regulados pelo BC. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também participará para garantir a supervisão adequada desses ativos.

Segundo informaçoes do BC, as soluções tecnológicas devem assegurar a privacidade dos cidadãos. Até agora, os testes não demonstraram maturidade suficiente para atender aos requisitos de segurança de dados.

Nas próximas semanas, os participantes do projeto-piloto poderão apresentar novas propostas de casos de uso, que serão testadas a partir de julho. No terceiro trimestre deste ano, o BC abrirá inscrições para novas entidades interessadas em participar do desenvolvimento do Drex, com implementação de smart contracts prevista até o fim do primeiro semestre de 2025.

Drex

Em agosto de 2023, o Banco Central do Brasil anunciou que a moeda digital brasileira, anteriormente conhecida como Real Digital, foi renomeada como Drex. Essa iniciativa tem como objetivo facilitar a vida dos brasileiros, proporcionando um ambiente seguro e regulado para negócios e promovendo um acesso mais democrático aos benefícios da digitalização da economia.

A marca Drex foi desenvolvida pelo BC e combina letras que remetem ao Real Digital, além de elementos que representam modernidade e conexão através do uso da tecnologia de registro distribuído (DLT).

O conceito visual do Drex se alinha à agenda de modernização do Banco Central, utilizando tipografia e elementos gráficos que evocam o universo digital. As duas setas presentes no “d” simbolizam a evolução do Real para o ambiente digital, destacando a agilidade dessa transição.

A transição de cores, do azul para o verde claro, transmite a mensagem de “transação concluída”. Com o lançamento do Drex, espera-se impulsionar ainda mais a transformação digital no país, beneficiando tanto cidadãos quanto empreendedores.

*Com informações de Banco Central

error: Não é possível copiar.