Rio de Janeiro

Profissionais das escolas municipais do Rio realizarão vigília na prefeitura hoje, segundo sindicato

[Foto: Richard Souza / GE]

Segundo divulgado pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE), os profissionais das escolas da rede municipal do Rio de Janeiro planejam realizar uma vigília em frente à prefeitura nesta quarta-feira (31/05), a partir das 17 horas.

A iniciativa tem como objetivo acompanhar uma audiência entre representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE) e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Durante a audiência, o sindicato irá apresentar suas reivindicações à prefeitura, que incluem questões salariais, convocação de concursados e melhorias nas condições de trabalho.

O SEPE pretende cobrar do secretário e da prefeitura uma resposta para diversas demandas da categoria. Entre elas, destaca-se a reposição das perdas salariais ocorridas entre 2019 e 2022, que não foram cobertas pelo último reajuste de 5,3% concedido em dezembro de 2022. Além disso, o sindicato reivindica a convocação de todos os concursados, a migração dos professores para jornadas de trabalho de 40 horas e a realização de concursos públicos em todas as áreas.

Outro ponto importante a ser discutido é a violência nas escolas. O SEPE enfatiza a necessidade de novos concursos públicos para profissionais de portaria e inspetores de alunos, considerados fundamentais para prevenir a ocorrência de episódios violentos nas instituições de ensino.

A próxima assembleia da categoria está marcada para o dia 03 de junho, na Subsede do Sinpro-Rio de Campo Grande. Nessa ocasião, os profissionais terão a oportunidade de avaliar e debater os resultados da audiência com o secretário Ferreirinha.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.