Saúde

Pazuello diz que vacinação da Pfizer pode começar em dezembro ou janeiro

[Foto: Carolina Antunes/PR]

Em entrevista nesta quarta-feira (09/12), o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello disse que a vacinação emergencial contra a COVID-19 pode ter inicio ainda no mês de dezembro. A declaração é baseada em aplicações do imunizante da Pfizer/Biontec.

Para que a vacinação tenha inicio em dezembro, Pazuello considerou a possibilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em conceder uma autorização de urgência para o uso do imunizante no Brasil. “Se a Pfizer conseguir autorização emergencial, e se a Pfizer nos adiantar alguma entrega, isso pode acontecer em janeiro, final de dezembro. Isso em quantidades pequenas, que são de uso emergencial”, disse o Ministro.

Pazuello lembro, ainda, da intenção do governo em fechar um contrato com o laboratório Pfizer com o objetivo de receber inicialmente 500 mil doses da vacina.

Na manhã de ontem (08/12), a vacina da Pfizer começou a ser aplicada no Reino Unido, após receber autorização emergencial no país. Resultados apresentados em novembro, declararam que de acordo com estudos da fase 3, a vacina da Pfizer/BioNTech apresentou eficácia de 95% na prevenção ao novo coronavírus.

Leia também: Reino Unido inicia vacinação contra COVID-19

Na terça-feira (08/12), o Ministro se reuniu com governadores dos estado brasileiros e informou que o inicio da campanha nacional de vacinação estava previsto para o final do mês de fevereiro de 2021, com doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca.

Leia também: Ministro da Saúde diz que “todas as vacinas que tiverem eficácia e registro da Anvisa serão adquiridas”

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.