BrasilMeio Ambiente

Onda de calor no Sudeste e Centro-Oeste e a chegada do outono

[Foto: Richard Souza / FN]

Um forte centro de alta pressão atmosférica sobre o Sul do Brasil está se deslocando gradualmente em direção aos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nos últimos dias do verão de 2024, esse centro de alta pressão se estabelecerá sobre a Região Sudeste, trazendo consigo a segunda fase da terceira onda de calor prevista para ocorrer entre os dias 16 e 20 de março.

Com essa migração, as áreas de calor mais intenso ficarão concentradas especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, enquanto a Região Sul volta a ter pancadas de chuva. No entanto, mesmo com a volta das chuvas, o calor ainda será intenso no Sul do Brasil.

Uma onda de calor é caracterizada por uma sequência de dias ou até semanas em que as temperaturas em uma região ficam muito acima da média para a época. Segundo a Organização Meteorológica Mundial, considera-se uma onda de calor quando as temperaturas permanecem 5°C acima da média e por pelo menos 5 dias consecutivos.

O outono terá início oficialmente no dia 20 de março, às 00h06, estendendo-se até às 17h51 do dia 20 de junho, pelo horário de Brasília. Já no primeiro dia da nova estação, mudanças nas condições do tempo serão observadas devido ao avanço de uma nova frente fria. Entretanto, algumas regiões ainda poderão apresentar clima quente.

Está previsto que a passagem desse sistema na noite da quarta-feira (20/03) possa favorecer a ocorrência de temporais sobre o oeste e sul do Rio Grande do Sul. Além disso, haverá uma entrada de umidade que provocará mais nuvens de chuva na metade norte do estado gaúcho, com risco de temporais na Serra e na capital Porto Alegre.

Santa Catarina, Paraná e São Paulo ainda deverão ter um primeiro dia de outono quente e abafado, com condição de pancadas moderadas a fortes a partir da tarde.

error: Não é possível copiar.