33ª Semana Teixeira e Sousa, em Cabo Frio
Cabo Frio está prestes a realizar a 33ª Semana Teixeira e Sousa, um evento cultural marcante na cidade. A abertura oficial está agendada para as 18 horas do dia 21 de março, na Praça Porto Rocha, no Centro, seguida pela entrega da Comenda Teixeira e Sousa no Museu e Casa de Cultura José de Dome (Charitas), às 20h. As festividades terão início às 17h, com a abertura da Feira Literária, reunindo autores e editoras da região, seguida pela cerimônia oficial de abertura do evento e apresentação de rap com Novice.
A entrega da Comenda é uma tradição que reconhece indivíduos que contribuíram significativamente para o desenvolvimento cultural da sociedade, a preservação da memória e a promoção da arte e cultura em Cabo Frio. Este ano, as personalidades escolhidas para receberem a honraria foram João Rezende dos Reis e Moacir Cabral da Silva. A lei que institui a Comenda Teixeira e Sousa prevê que os homenageados devem ter contribuições relevantes para o patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade.
Durante a abertura oficial do evento, além das homenagens e da entrega da Comenda, as celebrações em honra a Teixeira e Sousa ocorrerão junto ao busto do artista, localizado na Praça Porto Rocha, com um reposicionamento estratégico do monumento. Enquanto isso, o rapper Novice apresentará rimas literárias com o tema da 33ª Semana Teixeira e Sousa, “Ialodês e Jacinta na vida e na literatura de Teixeira e Sousa”.
A Semana Teixeira e Sousa é um momento especial de união da comunidade e agentes culturais para celebrar o rico legado do escritor e romancista Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa. Organizado pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comissão Teixeira e Sousa, com apoio de instituições e movimentos negros, literários e culturais, o evento destaca o poder e a luta das mulheres na visão do poeta.
Com informações da Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio.