Rio de Janeiro sob onda de calor, com praias lotadas: Cuidados e orientações para enfrentar as altas temperaturas
[Foto: Arquivo / Richard Souza / AN]
O calor intenso continua a castigar os moradores e visitantes do Rio de Janeiro. Para este domingo (17/03), a previsão é de uma temperatura máxima de 42°C, acompanhada por ventos fracos a moderados. As praias estão lotadas e os banhistas têm buscado alívio mesmo durante a noite e, em muitos casos, até mesmo durante a madrugada.
Segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura da capital, Guaratiba, na zona oeste, registrou às 12h30 uma temperatura de 40,4°C, sendo o local mais quente no horário. Logo atrás, Irajá, na zona norte, atingiu 38,3°C, seguido por Barra/Recreio, também na zona oeste, com 38°C, e Alto da Boa Vista, na zona norte, com 37,6°C.
Em relação às sensações térmicas, o Jardim Botânico liderou, às 8h45, com 54,3°C, seguido por Guaratiba com 53,2°C e Barra/Recreio com 51,0°C. Ontem, a cidade registrou um recorde de sensação térmica ao atingir 60,1ºC em Guaratiba, às 10h20.
A onda de calor, caracterizada por temperaturas até 5°C acima da média, permanece no estado. Para os próximos dias, a previsão indica uma máxima de 39°C na segunda-feira (18), 37°C na terça-feira, 40°C na quarta-feira e 38°C na quinta-feira. Apenas na segunda-feira não há previsão de chuvas a partir da tarde.
A Secretaria de Estado de Saúde alertou para os cuidados necessários em dias de alta temperatura. Usar protetor solar, vestir roupas leves, beber bastante água e evitar a exposição prolongada ao Sol, estão entre as recomendações dos especialistas consultados. Essas medidas visam evitar queimadura solar, insolação, desidratação e câncer de pele (situações que podem ser causadas pela exposição ao calor e/ou ao Sol).
As medidas de prevenção são fundamentais para evitar problemas de saúde. O câncer de pele, que é o mais frequente no Brasil, é responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no Brasil. Portanto, é essencial seguir as recomendações para proteger a pele e a saúde durante esse período de calor intenso.