InternacionalSaúde

OMS e St. Jude anunciam parceria para ampliar o acesso a medicamentos contra o câncer infantil em países de baixa e média renda

[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / AN]

Na coletiva de imprensa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foi anunciada uma nova parceria com o Hospital de Pesquisa Infantil St. Jude para aumentar o acesso a medicamentos contra o câncer infantil em países de baixa e média renda. O diretor-geral da OMS, Dr. Tedros, e o presidente e CEO do St. Jude, Dr. James Downing, participaram do evento.

A parceria surge como uma resposta ao cenário alarmante em que aproximadamente 350.000 crianças são diagnosticadas com câncer a cada ano em países de baixa e média renda. Desses, apenas 25% têm acesso aos medicamentos necessários para o tratamento do câncer em seus pacotes de benefícios de saúde. Isso leva a um alto índice de sofrimento e dificuldades financeiras para as crianças e suas famílias, além de aumentar o risco de receberem medicamentos subpadronizados e falsificados.

O Global Initiative for Childhood Cancer foi lançado em setembro de 2018 pela OMS, com uma contribuição de 15 milhões de dólares do St. Jude, com o objetivo de aumentar as taxas de sobrevivência para pelo menos 60% em países de baixa e média renda até 2030. O foco do programa é em seis tipos de câncer infantil altamente curáveis, que representam mais da metade de todos os casos de câncer infantil.

Através dessa parceria, já ativa em mais de 70 países, mais de 20 desses países desenvolveram estratégias de câncer priorizando crianças, e alguns aprovaram nova legislação para incluir o câncer infantil em seus pacotes essenciais de benefícios de saúde.

Além disso, em dezembro de 2021, a OMS e o St. Jude anunciaram a criação da plataforma global para acesso a medicamentos contra o câncer infantil, com o objetivo de fornecer acesso gratuito e contínuo a medicamentos de qualidade para todas as crianças em países de baixa e média renda. Até o momento, seis países já estão engajados no programa, e pedidos de compra estão sendo preparados para entrega dos produtos nos próximos seis meses. O objetivo é alcançar 120.000 crianças até 2027.

Essa iniciativa é crucial para melhorar as taxas de sobrevivência das crianças afetadas pelo câncer e representa um esforço conjunto entre a OMS e o Hospital de Pesquisa Infantil St. Jude para enfrentar os desafios relacionados ao acesso a medicamentos de qualidade em países com menos recursos. A parceria visa garantir que todas as crianças, independentemente de onde vivam, tenham acesso a tratamentos eficazes e tenham a chance de serem curadas do câncer infantil.

error: Não é possível copiar.