Evento no MUSAL (RJ), com entrada franca, terá demonstração da Esquadrilha da Fumaça da FAB
[Foto: Aline / GE]
O evento Portões Abertos, promovido pelo Museu Aeroespacial (MUSAL) em comemoração aos 150 anos de Santos Dumont e aos 50 anos do MUSAL, tem prevista em sua agenda a participação da Esquadrilha da Fumaça (Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA, da Força Aérea Brasileira- FAB). A apresentação da Esquadrilha da Fumaça está programada para ocorrer às 16 horas do sábado (29/07)*.
A demonstração aérea realizada pela Esquadrilha da Fumaça tem duração de aproximadamente 35 minutos, período no qual são realizadas cerca de 50 manobras, incluindo loopings, cruzamentos, Lancevak, Break, bomba, split, entre outras.
A Esquadrilha da Fumaça, oficialmente conhecida como Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), tem como missão realizar demonstrações aéreas pelo Brasil e em diversos países, difundindo a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB). O EDA fica sediado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo.
As atribuições da Esquadrilha da Fumaça incluem estimular e desenvolver a mentalidade aeronáutica, valorizar a FAB e o sentimento de patriotismo, demonstrar o alto nível de treinamento e capacidade dos pilotos brasileiros, comprovar a qualidade dos produtos da indústria aeronáutica nacional, entre outras responsabilidades.
Para suas apresentações, a Esquadrilha da Fumaça utiliza a aeronave A-29 Super Tucano, que foi adotada em 2015 após um período de implantação e adaptação. Fabricado pela Embraer, esse avião é utilizado para diversas missões, como defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e formação de líderes da aviação de caça.
As demonstrações da Esquadrilha da Fumaça contam com sete pilotos em sete aeronaves, cada um com uma função específica. O show aéreo tem duração de cerca de 35 minutos e pode incluir aproximadamente 50 acrobacias, dependendo do local e das condições meteorológicas. A equipe também realiza escrita com fumaça no céu, utilizando um software especializado instalado nas aeronaves para formar mensagens e homenagens.
Com mais de 4000 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça é uma importante representante da Força Aérea Brasileira e promove o contato emocionante e inesquecível do público com a aviação militar. Os eventos em que a Esquadrilha participa são selecionados pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), levando em conta diversos fatores como importância do evento, infraestrutura do local e público estimado.
Para fazer parte da Esquadrilha da Fumaça, os pilotos precisam ser oficiais aviadores da FAB com 1.000 horas de voo, sendo 500 delas como instrutor da Academia da Força Aérea (AFA) ou do Esquadrão Joker (2o/5o GAV). Os selecionados passam por um Curso de Piloto de Demonstração Aérea (PODA) para voar em suas respectivas posições na equipe. A segurança é uma preocupação constante nas demonstrações, e a equipe passa por treinamentos regulares para aprimorar suas habilidades acrobáticas.
(*) Programação sujeita a alterações.
Conheça a equipe da Esquadrilha da Fumaça:
Equipe de oficiais pilotos no ano de 2023:
- Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira
- Capitão Aviador André Mayer Fontoura
Capitão Aviador Filipe Pereira Santos - Capitão Aviador Helton dos Santos Furlan
Capitão Aviador João Bernardo Costa Neves - Major Aviador Alfonso Maria Garcia Bittencourt Filho
Capitão Aviador Vitor Moisés Kawka - Capitão Aviador Ícaro Bontempo Furtado
Capitão Aviador Felipe Augusto Kawka - Capitão Aviador André Nery Lima Bezerra
- Major Aviador Gustavo de Azevedo Natalício
Capitão Aviador Vinícius Moreno
Equipe de oficiais de outras áreas no ano de 2023:
Manutenção de Aeronaves:
- Tenente-Coronel Especialista em Aviões Fábio José de Souza Rocha Tavares
Medicina:
- 1° Tenente Médica Sheila Rodrigues Souza
Administração:
- 2° Tenente Administradora Caroline Bezerra Calherani
Comunicação Social:
- 2° Tenente Jornalista Rogério Camargo de Sousa
- 2° Tenente Publicitário Hugo do Nascimento Sotana
Com informações da Seção de Comunicação Social do EDA e da Divisão de Comunicação Social do MUSAL.