EconomiaRio de Janeiro

Nova resolução facilita abertura de negócios no RJ

[Foto: Imagem ilustrativa]

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou recentemente uma iniciativa para facilitar a abertura de novos negócios no estado, visando a atrair investimentos e gerar mais emprego e renda. A Resolução Cogire 07, publicada nesta terça-feira (02/05) pela Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja), garante mais celeridade na concessão de alvarás, tornando mais fácil a abertura de empresas em todo o território fluminense.

A medida consiste na reclassificação de 67 CNAEs (códigos que definem as atividades exercidas por uma empresa) para Risco 1, o mais baixo na classificação de riscos. Empresas com atividades incluídas nesta relação terão acesso ao alvará de funcionamento de forma automatizada, o que significa que o processo de concessão será mais rápido e simplificado. A reclassificação representa um aumento de 19% em relação à primeira lista das atividades de Risco 1, publicada na Resolução Cogire 05.

O comitê responsável pela aprovação da resolução é o Comitê Gestor de Integração do Registro Empresarial (Cogire), órgão presidido pela Jucerja e que reúne representantes de 14 entidades ligadas ao registro de empresas, incluindo prefeituras e outros órgãos. O Rio de Janeiro é o primeiro estado a contar com um comitê com esta função e está servindo de exemplo para outros estados do país.

Para o presidente da Jucerja e do Cogire, Sérgio Romay, a reclassificação de risco é uma facilidade para o empresário fluminense, gerando mais oportunidades de emprego e renda e, consequentemente, contribuindo para o crescimento do desenvolvimento econômico no Rio de Janeiro. Além disso, o governador Cláudio Castro destacou que essa medida é mais uma ação para desburocratizar o Estado e atrair novas empresas, mantendo um ambiente de negócios atraente e incentivando investimentos.

Com a aprovação da Resolução Cogire 07, espera-se que mais empresas sejam abertas no Rio de Janeiro, gerando novos empregos e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.