Estados UnidosInternacionalPolítica

Justiça americana arquivou pedido de extradição de Allan dos Santos, segundo senador Jorge Seif

[Foto: Richard Souza / AN]

O senador Jorge Seif (PL-SC) anunciou em pronunciamento no Plenário, nesta quinta-feira (07/03), que a Justiça dos Estados Unidos arquivou o pedido de prisão e extradição do jornalista Allan dos Santos, feito pela Justiça brasileira. O blogueiro, que reside nos Estados Unidos desde 2020 e tem prisão preventiva decretada no Brasil, é alvo de investigações nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos do 8 de janeiro, conduzidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O senador comemorou a decisão, alegando que a Justiça americana não reconhece crime cometido pelo jornalista, a não ser o “crime de opinião”.

Seif criticou a atitude do STF ao pedir a extradição de Allan dos Santos por “crime de opinião”, ressaltando que tal figura não está prevista na Constituição brasileira. O senador também abordou questões relacionadas à liberdade de imprensa no Brasil, mencionando o fechamento do canal do YouTube Terça Livre e o pedido de cancelamento da concessão da Rádio Jovem Pan, apoiado pela Advocacia-Geral da União (AGU) e proposto pelo Ministério Público Federal (MPF). Para o senador, tais ações configuram uma “perseguição” a jornalistas e veículos de comunicação, colocando em risco a democracia no país.

Em sua análise, Seif expressou preocupação com a atual situação do jornalismo brasileiro, destacando que profissionais da área estão enfrentando um cenário marcado pelo medo de expressar opiniões. Ele enfatizou que, em um país onde o Estado interfere na liberdade de imprensa fechando veículos de comunicação, a plenitude da democracia está ameaçada.

Com informações da Agência Senado.

error: Não é possível copiar.