Estados UnidosPolíticaSegurança e Defesa Civil

Invasão do Capitólio contra resultado eleitoral ameaça a democracia americana?

[Foto: Mark Fischer]

Manifestantes, que protestam contra o resultado da eleição presidencial americana, invadiram o prédio do Capitólio dos Estado Unidos durante sessão conjunta destinada a ratificar os votos do colégio eleitoral. Esta ratificação do resultado é um ato simbólico, que não altera o resultado das eleições.

Segundo pessoas que estavam no interior do prédio, foi orientado que os presentes fiquem longe das janelas por segurança e barricadas sejam feitas nas portas de onde estiverem. As mesmas testemunhas classificam como “terrível cena” o que pode ser visto no primeiro andar do prédio, invadido pelos manifestantes favoráveis ao atual presidente, derrotado nas últimas eleições.

Os manifestantes repetem as alegações de fraude, não confirmadas, do candidato à reeleição, Donald Trump, derrotado pelo Democrata Joe Biden.

A Guarda Nacional foi acionada para intervir na situação.

O presidente eleito, Joe Biden, afirmou que a democracia americana está sob ataque sem precedentes e que este ato “não é protesto, é insurreição”. Biden convocou Trump a se manifestar sobre.

Confira abaixo o pronunciamento de Joe Biden:

Em pronunciamento sobre o ato que culminou na invasão do Capitólio Americano, Donald Trump reafirmou que roubaram a eleição, mas disse que agora os manifestantes devem ir para casa. Após ter afirmado “nos te amamos”, Trump disse aos manifestantes: “Vá para casa, vá para casa em paz”. O vide do seu pronunciamento foi publicado em sua conta no Twitter, onde recebeu a seguinte advertência: “Esta alegação de fraude eleitoral é contestada e este Tweet não pode ser respondido, retuitado ou curtido devido ao risco de violência”.

Confira abaixo o pronunciamento de Donald Trump:

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.