Governo do RJ anuncia programa de videomonitoramento para quase 6 Mil viaturas no estado
[Foto e edição: Richard Souza / GE]
O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou nesta quarta-feira (03/04) o lançamento do programa de videomonitoramento por câmeras para as viaturas das forças de segurança estaduais. A cerimônia ocorreu no Palácio Guanabara e o investimento total do programa é de 236,5 milhões de reais.
Ao todo, serão 5.849 viaturas equipadas dos órgãos de Segurança Pública e Defesa Civil em todo o estado. As câmeras contarão com softwares de reconhecimento facial e leitura de placas.
De acordo com o governo estadual, cada viatura terá uma câmera interna e duas externas, e as imagens captadas durante as ações serão projetadas em um monitor instalado no lado direito do painel da viatura.
Inicialmente, sete órgãos estaduais receberão as câmeras, incluindo a Polícia Civil, Administração Penitenciária, Polícia Militar, Defesa Civil, Secretaria de Governo (responsável pelas operações Segurança Presente e Operação Lei Seca), Casa Civil (responsável pela Operação Foco) e Instituto de Pesos e Medidas.
Para o secretário de Estado de Segurança, Victor dos Santos, a nova tecnologia permitirá que os policiais ajam de forma mais assertiva durante seus turnos de serviço.
“A tecnologia auxilia o policial a fazer as abordagens de forma mais assertiva. Com capacidade material e humana aumentada e qualificada conseguiremos, cada vez mais, entregar uma segurança pública de qualidade para a população”, afirmou o secretário.
Na primeira etapa, as câmeras serão instaladas em 1.500 viaturas da Polícia Militar do estado, representando um reforço para os operadores da central de monitoramento, localizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Corporação.
Segundo o governo estadual, “Atualmente, os operadores do CICC monitoram imagens geradas pelos projetos – recentemente implantados – de Videomonitoramento Urbano e 190 Integrado, como também das 13 mil câmeras corporais portáteis disponibilizadas para operar em todas as unidades operacionais da Corporação.”
O coronel Luiz Henrique Pires, secretário da Polícia Militar, explicou que as câmeras darão mais transparência às ações policiais.
“Assim como as portáteis, as câmeras embarcadas vão contribuir para dar mais transparência às ações policiais, maior efetividade nas missões de patrulhamento, além de proteger legalmente nossos policiais em muitas ocorrências”, concluiu o coronel.