Detran-RJ prorroga prazos para licenciamento anual de veículos
[Foto: Ilustrativa]
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran.RJ) anunciou a prorrogação dos prazos para o licenciamento anual de veículos em 2023. A medida visa oferecer mais tempo aos proprietários para regularizarem a documentação de seus veículos. O novo calendário, divulgado no Diário Oficial do Estado, estabelece diferentes prazos de acordo com o final da placa do veículo, e o processo de licenciamento é totalmente digital.
De acordo com o novo calendário, os veículos com final de placa 0, 1 e 2 terão até o dia 30 de setembro de 2023 para realizar o licenciamento anual. Já os veículos com final de placa 3, 4 e 5 poderão efetuar o pagamento até o dia 31 de outubro de 2023. Por fim, os veículos com final de placa 6, 7, 8 e 9 terão prazo até o dia 30 de novembro de 2023 para realizar o licenciamento.
O licenciamento anual é um procedimento obrigatório para todos os veículos e pode ser realizado de forma 100% digital. Para obter o documento de licenciamento de 2023, os proprietários devem pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT) no site do Bradesco (www.bradesco.gov.br). Após a compensação do pagamento, o documento digital, chamado de CRLV-e, estará disponível para o usuário no aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou no Posto Digital do Detran.RJ, acessíveis pelo site do departamento (www.detran.rj.gov.br) ou pelo aplicativo Posto Digital.
É importante ressaltar que, após o pagamento da GRT, é necessário registrar-se no gov.br, portal do governo federal para documentação em geral. As informações de login e senha cadastradas no gov.br serão utilizadas para acessar o Posto Digital ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CTD). Caso prefiram, os proprietários podem solicitar a impressão do CRLV-e em papel A4 em qualquer unidade de veículos do Detran.RJ.
O Detran.RJ alerta que algumas situações podem impedir a geração e o acesso ao documento de licenciamento anual. Caso o pagamento tenha sido realizado e o documento não esteja disponível no aplicativo, os proprietários devem dirigir-se a uma das unidades de veículos do Detran.RJ para verificar o motivo.
Entre as possíveis situações impeditivas estão o não pagamento das GRTs de 2022 e 2023, falta de realização da vistoria do GNV para veículos a gás, restrições cadastrais decorrentes de blitz do Detran, não quitação de multas vencidas, restrições administrativas ou judiciais, processos em aberto nos postos de atendimento do Detran.RJ, falta de atendimento a chamados de recall da montadora, realização de Comunicação de Venda ou Intenção de Venda, e alterações de características no veículo que ainda não foram atualizadas no sistema do Detran.
Com informações do Núcleo de Imprensa do Governo do RJ.