EducaçãoSaúde

Curso da USP sobre cannabis medicinal atrai profissionais da saúde

Com o aumento significativo no número de médicos que prescrevem cannabis medicinal no Brasil, o curso de Educação a Distância (EaD) “Medicina Canabinoide: Abordagem Baseada em Evidências Científicas” oferecido pela Universidade de São Paulo (USP) tornou-se um dos mais procurados por profissionais da saúde.

Com mais de 600 alunos inscritos e 17 mil acessos à plataforma de ensino em menos de dois anos, o curso, que conta com 15 horas de aulas específicas sobre posologia médica, tem se destacado como uma fonte confiável de conhecimento sobre produtos à base de cannabis.

Ao final, os participantes recebem um certificado emitido pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (EEP HC FMUSP), credenciada pelo Conselho Estadual de Educação.

A grade curricular do curso contempla a participação de especialistas do setor de medicina canabinoide.

Uma parceria entre a HempMeds e o Hospital das Clínicas viabilizou a criação do programa, que pode ser concluído em até seis meses.

Entre os principais módulos abordados estão o estudo das bases fisiológicas e farmacológicas da medicina canabinoide, indicações clínicas em adultos, tratamento da epilepsia, manejo da dor, cuidados paliativos, uso de canabinoides em casos de demência e distúrbios de comportamento, discussão de casos clínicos e dosagem e prescrição de cannabis medicinal.

O canabidiol (CBD), composto derivado da planta cannabis sativa com potenciais terapêuticos, é o principal ativo utilizado no desenvolvimento de produtos medicinais à base de cannabis. Seu uso tem apresentado resultados positivos no tratamento de sintomas de diversas doenças e condições, incluindo epilepsia, transtornos de ansiedade, distúrbios do sono, dor crônica e autismo.

O curso de medicina canabinoide da USP abrange desde as diferentes espécies de plantas que originam os compostos terapêuticos até os diversos tipos de produtos disponíveis no mercado, suas reais indicações terapêuticas e a adequada prescrição pelos médicos.

Com base em evidências científicas, a formação tem como objetivo principal fornecer conhecimento sólido e embasado sobre produtos à base de cannabis, desde sua origem até sua correta utilização em prescrições médicas.

Com informações de Cosmo Comunicação.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.