BrasilEconomia

Conab marca data do primeiro leilão para compra de 300 mil toneladas de arroz importado

[Foto: Ilustrativa / LensGo]

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará no dia 6 de junho o primeiro leilão para a compra de até 300 mil toneladas de arroz importado. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (29/05) pelo presidente da Conab, Edegar Pretto. A iniciativa visa reduzir o preço do arroz, que chegou a subiu até 40% devido às enchentes no Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção nacional.

O leilão, regulamentado por edital publicado hoje, prevê que o arroz importado seja entregue até 8 de setembro. No dia 20 de maio, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) eliminou as tarifas de importação para três tipos de arroz, permitindo que países fora do Mercosul participem do leilão nas mesmas condições dos fornecedores do bloco. Segundo a Conab, depois do leilão, o cereal deve ser entregue até o dia 8 de setembro.

O arroz importado será vendido a R$ 4 o quilo, com pacotes de 5kg custando no máximo R$ 20. A distribuição será direcionada a pequenos varejistas e mercados em regiões metropolitanas, com foco em áreas de insegurança alimentar.

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Fedearroz) garantiu que não há risco de desabastecimento no país, mas ressaltou a importância da qualidade do arroz importado. O edital exige que o produto importado tenha características específicas, proibindo a compra de arroz aromático.

*Com informações de Conab

error: Não é possível copiar.