Campanha “Teresópolis Abraça RS” arrecada quase 2 toneladas de alimentos para vítimas de enchentes
[Foto: Ilustrativa / Gustavo Mansur/ Palácio Piratini]
A Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, iniciou, nesta semana, a campanha “Teresópolis Abraça RS”, visando arrecadar alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Segundo a administração municipal, o ápice da arrecadação aconteceu durante o jogo Vasco X Fortaleza, realizado nesta terça-feira (21/05), pela primeira fase do Campeonato Brasileiro de Futsal, onde mais de 1,8 toneladas de alimentos foram doadas em um único dia.
Os alimentos, incluindo arroz, feijão, macarrão, leite, açúcar, entre outros, foram contabilizados e serão recolhidos pelo Rio Solidário, responsável pelo transporte das doações para a base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
O Prefeito Vinicius Claussen destacou o sucesso da campanha, expressando gratidão pela generosidade da população. “Assim que tivemos conhecimento da situação no Rio Grande do Sul pensamos na melhor maneira de enviar donativos para o estado e chegamos a conclusão de que o Pedrão era o local adequado para receber essas doações e assim, aproveitamos a ocasião dos jogos do Vasco no ginásio para intensificar a campanha e foi um sucesso. As doações superaram as nossas expectativas e para os próximos jogos pretendemos separar uma parte dos alimentos arrecadados para as instituições de Teresópolis que também precisam desse apoio”, disse o prefeito.
A campanha, coordenada pela Secretaria Municipal de Governo e Coordenação, conta com o apoio das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e Esportes e Lazer. Além dos dias de jogo, as doações podem ser entregues diariamente no Pedrão, das 10h às 17h. Nos dias de partida, serão aceitos apenas alimentos não perecíveis e pacotes de água mineral de 500ml.
Situação no Rio Grande do Sul
Um boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, às 18h desta terça-feira (21/05), revelou que o número de óbitos confirmados nas recentes enchentes no estado subiu para 161. As enchentes afetaram 467 municípios gaúchos, deixando 82 pessoas desaparecidas.
Ao todo, 2.341.060 pessoas foram afetadas pelas enchentes, com 581.633 desalojadas e 71.503 em abrigos. Os feridos somam 806, e as equipes de resgate, compostas por profissionais e voluntários, já resgataram 82.666 pessoas e 12.358 animais.
O mutirão de resgate conta com 27.708 pessoas, apoiadas por 4.069 viaturas, 18 aeronaves e 265 embarcações. A orientação da Defesa Civil é que a população verifique se seus nomes constam na lista de desaparecidos e, em caso positivo, procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para regularização dos dados.