Bandeira Tarifária Verde será mantida em fevereiro
[Imagem: Ilustração]
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou que a bandeira tarifária verde, será mantida para o mês de fevereiro de 2023 no Brasil.
De acordo com a ANEEL, a bandeira verde está em vigor desde abril de 2022 e é possível graças as boas condições de geração no País.
O Diretor-Geral da Agência, Sondoval Feitosa, ressaltou que a notícia confirma as projeções que haviam sido realizadas pela ANEEL no ano passado “que também apontam boas expectativas para os próximos meses” e acrescentou que “as bandeiras dão transparência ao custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente”.
Bandeiras Tarifárias
O sistema foi lançado pela ANEEL em 2015, sendo considerada uma ferramenta de transparência que permite que os consumidores possam acompanhar mês a mês, as condições de geração de energia no Brasil.
Segundo a Agência, o período chuvoso atua melhorando os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, que possuem custo mais baixo, não sendo necessário acionar as usinas termelétricas cuja a energia é mais cara.