Rio de JaneiroSaúde

Vacinação contra influenza no Rio de Janeiro: Campanha ampliada para toda população; Saiba onde se vacinar

[Foto: Aline Souza / GE]

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro ampliou, no sábado (06/04), a oferta da vacina contra a influenza para toda a população com seis meses de idade ou mais. Essa ampliação marca uma nova fase na campanha de vacinação, que antes estava direcionada a grupos prioritários e agora está disponível para todos. Atualmente, 193 pessoas estão internadas na município devido a complicações da gripe.

Desde 21 de março, o município já contava com 600 mil doses do imunizante contra a gripe, que protege contra três tipos diferentes da doença: H1N1 Victoria, H3N2 Tailândia e B Áustria.

O Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, enfatizou a importância da vacina.

“É uma vacina muito importante porque protege a população contra três sorotipos diferentes de gripe”, disse o secretário.

Com o fim do estado de emergência de saúde pública por dengue na cidade, todos os 11 polos de atendimento para essa doença foram convertidos em pontos de vacinação contra a influenza. Isso se deve ao aumento de casos de gripe, que já resultaram em 13 óbitos este ano na cidade do Rio de Janeiro.

A Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta à população para que se vacine, especialmente com a proximidade do inverno, período em que os casos de gripe tendem a aumentar. A dose é anual, sendo necessário tomar uma nova dose mesmo para quem se vacinou no ano anterior. Para aqueles que já tomaram o imunizante, o esquema vacinal é de dose única.

A prefeitura do Rio ressaltou que a vacina contra a gripe é segura, exceto para pessoas com histórico de reação alérgica grave a doses anteriores do imunizante. Crianças menores de seis meses de idade não devem receber a vacina. Em caso de dúvidas, os serviços municipais de saúde estão disponíveis para fornecer orientações.

As doses já estão disponíveis em 238 unidades de Atenção Primária, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Além disso, o Super Centro Carioca de Vacinação, localizado no complexo do Hospital Municipal Rocha Maia, em Botafogo, Zona Sul, funciona de domingo a domingo, das 8h às 22h. Outra opção é o Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, situado no ParkShoppingCampoGrande, que também está aberto no mesmo horário do centro comercial.

error: Não é possível copiar.