BrasilSegurança e Defesa Civil

Tema ‘Paz no Trânsito começa por você’: Ministério dos Transportes lança Campanha Maio Amarelo 2024

[Foto: Richard Souza / GE]

Nesta quinta-feira (02/05), o Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), iniciou a campanha Maio Amarelo 2024, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito e reduzir o número de mortes nas vias. A campanha prevê uma série de ações a serem realizadas pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O tema escolhido para este ano, “Paz no trânsito começa por você”, foi decidido por votação popular.

Durante a cerimônia de lançamento em Brasília, o secretário executivo do ministério, George Santoro, destacou a importância da reflexão sobre a segurança viária. Ele ressaltou a necessidade de preservar vidas no trânsito, considerando o alto número de acidentes que resultam em mortes.

“É um momento importante, de reflexão de todos nós. É fazer a sociedade refletir um pouco sobre a importância que precisamos colocar no dia a dia de nossas famílias, de todos os órgãos envolvidos na segurança viária. É muito importante a gente preservar vidas no trânsito”, avaliou o secretário.

Segundo Santoro, mais de 5 mil pontos foram identificados como críticos em rodovias, onde ocorrem o maior número de acidentes, enfatizando a urgência de medidas para mitigar esses incidentes e proteger os usuários das vias.

O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Luciano Lourenço, enfatizou a importância da empatia e das atitudes individuais e coletivas para garantir a paz e a segurança no trânsito. Ele ressaltou que a paz no trânsito depende das atitudes de cada um, destacando a necessidade de paciência e compreensão nas situações do dia a dia.

“Ser capaz de se colocar no lugar do outro, ter empatia e paciência. No trânsito urbano, isso é mais incomum ainda. Nessa loucura que a gente tem, com o tic-tac do relógio pressionando o nosso tempo, fazendo com que a nossa cabeça pense mil coisas ao mesmo tempo, a paciência, muitas vezes, nos falta. E essa impaciência pode ser refletida na agressividade ou na falta de atenção, como em um atropelamento, ceifando alguma vida”, disse Luciano Lourenço.

Trânsito no Brasil

Dados do Ministério da Saúde revelam a gravidade da situação no trânsito brasileiro. Em 2022, foram registradas 34 mil mortes e 212 mil internações devido a acidentes de trânsito, resultando em um custo total de R$ 350 milhões para o setor de saúde.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente da pasta, Ethel Maciel, destacou a preocupação com o alto número de jovens afetados pelos acidentes de trânsito. Ela ressaltou que o trânsito brasileiro mata mais jovens do que muitos países em guerra, sendo os homens de 20 a 29 anos o grupo mais afetado.

“Se a gente olhar os últimos cinco anos, o nosso trânsito mata mais jovens do que muitos países que estão em guerra. É algo muito grave”, afirmou Ethel Maciel.

Maio Amarelo

O “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Seu objetivo principal é colocar em destaque, para a sociedade, a importância da segurança no trânsito e estimular a participação da população, empresas, governos e entidades nesse processo.

O mês de maio foi escolhido como referência mundial para as ações do movimento devido à declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, que instituiu a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Assim, maio se tornou um período de balanço das iniciativas realizadas em todo o mundo para promover a segurança viária.

A cor amarela foi escolhida como símbolo do movimento por representar atenção e sinalização no trânsito, sendo utilizada para alertar os motoristas e pedestres sobre os cuidados necessários para prevenir acidentes.

error: Não é possível copiar.