BrasilEconomia

Setor de Serviços de Alimentação lidera abertura de novos negócios em 2023, aponta Serasa Experian

[Foto: Ilustrativa / LensGo]

O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revelou que o Brasil registrou a criação de 3,9 milhões de novos empreendimentos em 2023, representando um crescimento de 1,0% em relação ao ano anterior. O segmento de “Serviços de Alimentação” despontou como o principal responsável por essa abertura, com um aumento de 6,8% em relação a 2022.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “o aumento da demanda por comida pronta, o uso cada vez maior de aplicativos de entrega, baixos custos iniciais para abertura e uma vasta gama de possibilidades criativas podem explicar o porquê de o segmento liderar o surgimento de novos negócios. Além disso, o Brasil oferece um ambiente propício para inovação e é terreno fértil para o empreendedorismo”. Rabi também destaca que o Brasil oferece um ambiente propício para a inovação e o empreendedorismo.

Analisando os setores macro, os “Serviços” lideraram a criação de empresas em 2023, representando 20,8% do total, seguidos pelo setor de “Comércio” com a mesma porcentagem, enquanto a indústria registrou 6,3% e os demais setores, como o primário, financeiro e terceiro setor, somaram 1,3%.

Quanto à formalização dos negócios, os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram a escolha principal dos empreendedores, representando 20,4% do total, seguidos pelas “Sociedades Limitadas”.

O Sudeste do Brasil destacou-se como polo do empreendedorismo em 2023, com três dos quatro estados da região liderando o ranking de abertura de empresas: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian baseia-se na quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, além da apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez na base de dados da Serasa Experian.

*Com informações de Serasa Experian

error: Não é possível copiar.