BrasilPolítica

Sessão especial no Senado homenageia Jovem Senador e destaca participação política dos estudantes

[Foto: Richard Souza / AN]

O Plenário do Senado Federal se reunirá em uma sessão especial nesta terça-feira (22), a partir das 10h, para prestar homenagem ao Programa Jovem Senador. Esse evento tem como objetivo destacar a contribuição dos estudantes selecionados para representar seus estados no programa, que tem como propósito incentivar o envolvimento político dos jovens e promover a educação cívica sobre a cidadania e as instituições da República.

Os “jovens senadores” tomaram posse oficialmente no dia 21 de agosto. Além disso, ocorreu a eleição da mesa do Jovem Senador 2023, que terá quatro jovens ocupando cargos de destaque na coordenação das atividades. Vitória Andrade Couto, da Bahia, assumirá a presidência, enquanto Carlos André Terto da Silva, do Espírito Santo, atuará como vice-presidente. Karoliny Discher Martini, de Rondônia, foi eleita primeira-secretária, e Roxanne Cristina Alves, do Paraná, ocupará o cargo de segunda-secretária. Esses jovens terão a responsabilidade de coordenar as atividades, organizar debates, votações e representar os demais estudantes perante as autoridades do Senado.

O Programa Jovem Senador engloba duas ações fundamentais. Primeiramente, realiza um concurso de redação nas escolas públicas de cada estado e no Distrito Federal, por meio do qual os alunos competem para se tornarem “jovens senadores”. Posteriormente, os vencedores têm a oportunidade de participar de uma semana de atividades legislativas. Durante a visita ao Senado, os estudantes têm a chance de simular o processo legislativo e até mesmo apresentar sugestões de projetos, os quais serão analisados pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

O Programa Jovem Senador não apenas valoriza a voz dos jovens, mas também promove o entendimento sobre o funcionamento do sistema político e a importância do engajamento cívico. A sessão especial no Senado é uma oportunidade para celebrar esses estudantes exemplares e reconhecer a vitalidade de sua participação na vida política do país.

Com informações da Agência Senado.

error: Não é possível copiar.