Secretaria de Saúde do RJ inicia programa de testagem para COVID-19

[Foto: Mauricio Bazilio/ Governo RJ]

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) informou, nesta quinta-feira (03/12), que vai iniciar um programa de ampliação de testagem por RT-PCR para a COVID-19 no estado. O exames serão agendados por meio do aplicativo “Dados do Bem”, a partir de sexta-feira (04/12), e serão realizados no Hospital Estadual Alberto Torres e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Colubandê, em São Gonçalo e no Hospital Regional do médio Paraíba Dra. Zilda Adns, em Volta Redonda. De acordo com a secretaria, a capacidade será de 1.500 exames por dia.

O agendamento poderá ser realizado durante todos os dias da semana, das 7h às 19h. Através do aplicativo, o usuário receberá a confirmação do agendamento e será encaminhado para a unidade mais próxima de sua localidade. O resultado dos testes serão disponibilizados no próprio aplicativo após 72h da realização do exame. Caso o paciente receba o resultado positivo para COVID-19, o mesmo deverá indicar até cinco familiares para também serem testados.

A secretaria informou que a escolha das unidades leva em conta o aumento de casos concentrados nas regiões em que as unidades estão localizadas e a oferta de exames já em andamento nos demais municípios do estado.

De acordo com informações da SES, no estado, também estão sendo abertos novos leitos de UTI destinados a pacientes com COVID-19. No total serão 348 leitos exclusivos, 112 já estão em funcionamento e demais leitos deverão estar prontos até o dia 15 de dezembro.

Para o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, a testagem e o aumento de leitos se tornam essenciais para que a população do estado receba um atendimento adequado: “Estamos tomando as medidas necessárias para o enfrentamento aos novos casos de COVID-19 no estado. Vamos ampliar ainda mais o número de leitos e testar o maior número possível de pessoas”, disse.

Aplicativo “Dados do Bem”

O Aplicativo “Dados do Bem” foi desenvolvido pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor) e pela Zoox. O app combina big data e inteligência epidemiológica para realizar o acompanhamento em tempo real de distribuição da pandemia do Coronavírus, através de mapas que mostram os locais com maior índice de contaminação nos centros urbanos. O objetivo é que as funções do aplicativo auxiliem a população e o poder publico em decisões que busquem o enfrentamento da pandemia.

Para realizar o agendamento para o exame, o usuário deve fazer download do app pela loja de aplicativos do smartphone ou baixar pelo site https://dadosdobem.com.br.

Será necessário o preenchimento de um cadastro e um questionário de autoverificação. Com os dados fornecidos, a plataforma vai indiciar a possibilidade ou não de contaminação do usuário pelo novo Coronavírus. De acordo com a Secretaria de Saúde, “Uma amostragem das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de Covid-19 poderá ser chamada para a realização de testes”.

Os Testes

O teste RT-PCR é realizado através da coleta de amostras no nariz, onde é, utilizado cotonetes estéreis colocados no fundo do nariz e da garganta do paciente, com o objetivo colher uma amostra das secreções respiratórias do paciente e posteriormente tentar identificar a presença do vírus.

O teste é voltado para pacientes sintomáticos a partir dos 12 anos de idade, que estejam entre o primeiro e o sétimo dia do início dos sintomas. Pessoas que tiveram contato próximos com casos confirmados de COVID-19 também podem realizar o exame.

Deixe uma resposta

English EN Portuguese PT Spanish ES
error: Não é possível copiar.