Distrito FederalSaúde

Secretaria de Saúde do DF convoca crianças e adolescentes para vacinação contra Meningite

[Foto: Divulgação / Myke Sena / MS]

Após registrar 107 casos e 14 mortes por meningite em 2023, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal passou a convocar crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, a partir desta segunda-feira (13/05), para receberem a vacina ACWY, que protege contra os quatro sorotipos da doença. No ano passado, a cobertura vacinal na faixa etária foi de menos de 35%, abaixo da meta de 80%.

Para receber a dose no DF, basta comparecer a uma das salas de imunização com a caderneta de vacinação em mãos. A vacina ACWY pode ser administrada junto com qualquer outra dose do calendário básico de vacinação, com exceção da dengue. Dessa forma, uma criança ou adolescente pode receber a meningocócica e o imunizante contra o HPV simultaneamente.

A pasta destacou, em nota, que os estabelecimentos de saúde devem notificar casos de meningite, e, em caso de confirmação laboratorial, medidas de controle são adotadas rapidamente.

“Quando há confirmação laboratorial de um caso de meningite, a secretaria atua rapidamente para investigar e avaliar a necessidade de medidas de controle”, informou a nota.

Em alguns casos, como medida preventiva, pode ser recomendado o uso de antibióticos por pessoas próximas aos pacientes. “A vacinação é apontada como a principal forma de evitar a doença, além de outras medidas gerais para impedir a transmissão da meningite: lavar e higienizar frequentemente as mãos, manter os locais bem ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.”

Meningite

A meningite é caracterizada pela inflamação nas meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo causar sequelas permanentes, principalmente em crianças. Além da vacina ACWY, os esquemas vacinais incluem as doses BCG e meningocócica C conjugada.

error: Não é possível copiar.