Rio de JaneiroSaúde

Secretaria de Estado de Saúde do RJ emite alerta sobre febre amarela

[Foto: Raquel Portugal / Fundação Oswaldo Cruz]

O Centro de Informações e Estratégias de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) emitiu um alerta sobre febre amarela. A ação ocorre após um paciente ser diagnosticado com a doença no município de Vargem Grande do Sul, em São Paulo, no dia 23 de janeiro de 2023. Segundo a SES-RJ, o paciente não havia se vacinado contra a doença. A febre amarela é considerada uma doença grave e possui risco de dispersão para outras áreas do território nacional e internacional.

O alerta nº 34/2023 do CIEVS-RJ, trata de intensificações das ações referentes à vigilância da febre amarela em todo estado do Rio de Janeiro, em especial para os munícipios que são cortados pela BR-116 (Via Dutra), principal via de comunicação de municípios fluminenses como Volta Redonda, Resende e Barra Mansa. Segundo a SES-RJ, estes municípios passaram por campanhas de vacinação contra a febre amarela em 2017.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, as vigilâncias municípais das três cidades receberam orientações afim de fortalecerem as ações de imunização contra a doença para a população-alvo que abrange de 9 meses a 59 anos de idade. Estrageiros que desejam visitar o Brasil e região devem ser alertados para atualizar a vacina antes do desembarque no país.

Ainda segundo a SES-RJ, também foram recomendados o reforço da vigilância dos casos da doença em primatas não humanos e de casos humanos, sendo notificados ao CIEVS-RJ e notificação do caso no sistema de informação de Agravos e Notificação (SINAN) em até 24h os casos considerados suspeitos.

Os casos suspeitos podem ser comunicados, 24 horas por dia, ao Plantão CIEVS SES RJ, todos os dias da semana (inclusive feriados), através dos canais:

E-mail: notifica.sesrj@gmail.com
Telefones: (21) 2333-3852 ou (21) 98596-6553.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.