Rio de JaneiroSaúde

RJ registra aumento nos casos prováveis de Dengue, segundo SES-RJ

De janeiro até 12 de fevereiro de 2024, o estado do Rio de Janeiro enfrentou um considerável aumento nos casos prováveis de dengue, totalizando 39.311 casos, com 3 óbitos, conforme dados do Painel Monitora da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Diante desse cenário, o Carnaval do grupo especial foi inaugurado com a campanha “Contra a Dengue Todo Dia”, promovida pelo Governo do Estado.

A escola Porto da Pedra, que abriu o desfile no último domingo (11/02), liderou uma equipe que percorreu toda a Marquês de Sapucaí com a mensagem “Ala do combate à dengue. Faça parte você também!”. A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti.

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, enfatizou a natureza coletiva do combate à dengue, destacando a necessidade da participação da sociedade, principalmente nas ações de controle em residências, onde se concentram aproximadamente 80% dos criadouros.Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde está proporcionando a aplicação de repelentes aos foliões na Avenida.

Diversos órgãos governamentais estão unindo esforços no enfrentamento à dengue, incluindo a qualificação de profissionais de saúde em todos os 92 municípios e a distribuição de insumos e equipamentos nas áreas com maior incidência de casos.No ano anterior, o Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) registrou 51.479 casos prováveis de dengue, resultando em 32 mortes.

A situação atual destaca a urgência de medidas preventivas e a colaboração de toda a sociedade no combate a essa grave doença.

Com informações da Comunicação da SES-RJ.

error: Não é possível copiar.