Eventos, Lazer e TurismoRio de Janeiro

Rio de Janeiro recebe primeira edição da Mostra Ecofalante de Cinema

O Rio de Janeiro sediará, pela primeira vez, a Mostra Ecofalante de Cinema, evento que começa na quarta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, e segue até o dia 12 de junho. A programação é gratuita e inclui 24 filmes de temática socioambiental, apresentados em dois locais: o Estação Net Rio, em Botafogo, na zona sul da cidade, e o Cine Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. A programação completa pode ser encontrada no site oficial da Ecofalante.

A sessão de abertura, marcada para o dia 5, às 19h, no Estação Net Rio, exibirá o filme “Food, Inc. 2”, continuação do documentário “Food, Inc.”, que em 2008 despertou a atenção do público para as implicações éticas e ambientais das refeições diárias. Já o segundo filme, dirigido por Robert Kenner e Melissa Robledo, explora o aumento da influência das corporações multinacionais no mercado de alimentos ultraprocessados e a crise de saúde internacional resultante.

Além das exibições gratuitas, a Mostra Ecofalante de Cinema Rio incluirá debates com especialistas. Um dos destaques é o filme “TikTok Boom” (EUA, 2022), que aborda as redes sociais e contará com a participação da pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ivana Bentes, e da pesquisadora Helena Strecker. Outro debate significativo ocorrerá após a exibição do filme “Solo Comum”, sobre agricultura regenerativa, com a presença de Luiz Fernando Duarte de Moraes (Embrapa), Renato Crouzeilles (MOMBAK) e Jerônimo Boelsums (UFRRJ).

Sessões especiais

A mostra incluirá sessões especiais de filmes clássicos e brasileiros. Entre os nacionais, destaca-se o média-metragem “Vida Sobre as Águas”, que celebra a arquitetura das comunidades ribeirinhas da Amazônia. Após a sessão no sábado (08/06), às 16h, no Estação Net Rio, haverá um bate-papo com a equipe do filme.

Na sessão especial de clássicos, o público poderá assistir à série “Tesouros do Lixo”, uma coprodução entre Senegal e França de 1989, composta por cinco filmes curtos do documentarista senegalês Samba Félix Ndiaye. Da América Latina, o filme “Amor, Mulheres e Flores” (1988), dos colombianos Jorge Silva e Marta Rodríguez, também será exibido.

Educação e streaming

A organização social Ecofalante, que desenvolve atividades no campo do audiovisual socioambiental há 13 anos, lançará a plataforma Ecofalante Play, um serviço de streaming gratuito que oferece filmes brasileiros e internacionais sobre questões socioambientais, voltado principalmente para educadores. A Ecofalante também promove o Circuito Ecofalante Universidades, um programa de extensão educacional que abrange mais de 100 universidades no Brasil, promovendo projeções e debates sobre temas socioambientais.

A Mostra Ecofalante de Cinema é reconhecida como a mais importante vitrine sul-americana para a produção audiovisual ligada às temáticas socioambientais, e a primeira edição carioca promete ser um evento significativo para a conscientização ambiental e a educação através do cinema.

*Com informações de Ecofalante

error: Não é possível copiar.