Resultados iniciais do programa BlueRio serão divulgados pelo Governo do RJ
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, está pronto para revelar os primeiros frutos do BlueRio, um programa pioneiro que estabeleceu e promoveu um hub de startups com foco em resolver desafios ambientais no Rio de Janeiro. No dia 11 de abril, serão divulgados os resultados desse programa, que recebeu 289 inscrições de startups, incluindo 194 internacionais de 47 países diferentes.
O BlueRio surge em um momento estratégico para o estado, coincidindo com grandes eventos e acordos internacionais pelo G20, além de importantes investimentos em políticas ambientais. Para o governador Cláudio Castro, a iniciativa promove a sinergia entre o desenvolvimento econômico e a adaptação às mudanças climáticas.
O Rio de Janeiro, reconhecido por sua liderança em estudos e políticas ambientais no Brasil, reforça sua posição com o BlueRio, que é único na América Latina. Realizado em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e com a consultoria de inovação aberta da Beta-i Brasil, o programa é dedicado à economia do mar e inspirado em iniciativas bem-sucedidas ao redor do mundo.
O hub de inovação do BlueRio atraiu startups com soluções tecnológicas para oito empresas parceiras ligadas à economia do mar, além da própria secretaria ambiental. O objetivo é concentrar soluções em cinco macroáreas estratégicas: Saneamento, Portos e Logística, Navegação, Sustentabilidade e Energia.
O Secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, expressou seu orgulho pelos futuros benefícios do BlueRio, visando aprimorar a economia em harmonia com a biodiversidade.
Uma das parcerias em destaque é entre a empresa marítima Wilson, Sons, e a startup TideWise. Juntos, estão desenvolvendo um sistema para monitorar a profundidade das águas navegáveis com alta precisão. A tecnologia empregada visa identificar possíveis obstáculos submersos, como rochas e tartarugas, que possam representar riscos para a navegação, contribuindo para uma navegação mais segura e eficiente. Uma parceria semelhante está em andamento entre a TideWise e o Porto do Açu.
Com informações da Comunicação do Governo do RJ.