Meio AmbienteSão Paulo

Raros filhotes de sagui-da-serra-escuro nascem em centro de conservação de fauna silvestre

[Foto Divulgação / SEMIL / SP]

Raros filhotes de Sagui-da-serra-escuro, conhecidos popularmente como sagui-caveirinha, nasceram no Núcleo de Conservação da Fauna Silvestre (CECFAU), em Araçoiaba da Serra, no estado de São Paulo. Essa espécie de primata da família Callitrichida está ameaçada de extinção. O nascimento dos filhotes ocorreu por meio de uma cesariana realizada na mãe deles no final do mês de março.

Os mais novos integrantes da unidade são facilmente identificados por apresentarem a face branca, que lembra um pequeno crânio, em contraste com o pelo e o corpo todo preto.

O sagui-da-serra-escuro é uma espécie endêmica da Mata Atlântica, com habitat restrito principalmente a áreas florestadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Eles vivem em grupos que variam de dois a 11 indivíduos e têm um papel fundamental na dispersão de sementes nas áreas onde habitam, já que consomem muitos frutos.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado de São Paulo, a perda da cobertura original e a fragmentação do habitat natural estão entre as principais ameaças à espécie. Outra ameaça relevante, segundo a pasta, é a competição por recursos e o risco de hibridização, que pode resultar no apagamento genético da espécie.

A assessora técnica do CECFAU, Giannina Piatto Clerici, destacou a importância do nascimento dos filhotes e ressaltou o trabalho desenvolvido no Núcleo.

“O nascimento desses últimos filhotes é muito importante para a manutenção da espécie sob cuidados humanos, pois eles irão contribuir com a diversidade genética da espécie e com uma população ‘reserva’, cujo número de indivíduos ainda precisa aumentar. Estes filhotes são o resultado dos esforços do Núcleo de Conservação de Fauna Silvestre do estado de São Paulo, que tem como objetivo reproduzir espécies nativas ameaçadas de extinção para contribuir com ações de conservação”, disse a assessora técnica.

O Núcleo de Conservação da Fauna Silvestre foi inaugurado em 2015, na cidade de Araçoiaba da Serra, no estado de São Paulo, e desde então busca desenvolver pesquisas e realizar o manejo da fauna silvestre ameaçada de extinção.

Atualmente, a equipe do Núcleo direciona suas atividades para determinadas espécies, tais como:

  • Sagui-da-serra-escuro;
  • Mico-leão-preto;
  • Mico-leão-de-cara-dourada;
  • Arara-azul-de-lear;
  • Tamanduá-bandeira; e
  • Perereca-pintada-do-rio-pomba.

Os trabalhos realizados no local também visam o avanço e a consolidação de atividades de conservação de espécies ameaçadas, sendo realizados por meio de investimentos em programas integrados e pesquisas aplicadas.

Confira a matéria acima na edição do Gazeta Expressa Kids de 21 de maio.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.