São PauloSaúde

Prefeitura de São Paulo amplia vacinação contra dengue para crianças de 10 a 14 anos

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Aline Souza / GE]

A prefeitura de São Paulo informou nesta quarta-feira (10/04) que, a partir de amanhã (11/04), irá ampliar a vacinação contra a dengue para todas as crianças de 10 a 14 anos que moram ou estudam na capital, incluindo aquelas da rede privada. As doses serão aplicadas em 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, nas AMAs/UBSs integradas, no mesmo horário.

De acordo com o Painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde, o estado de São Paulo registra um total de 647.702 casos de dengue, com 220 óbitos confirmados pela doença. No município de São Paulo, foram confirmados 157.310 casos da doença, resultando em 33 óbitos.

O Ministério da Saúde informou, na terça-feira (10/04), que 13 estados apresentam estabilidade na incidência de casos de dengue no país, sendo eles: Rondônia, Pará, Amapá, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo.

As vacinas já estão sendo distribuídas nas unidades de saúde desde hoje. O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, destacou o esforço da gestão municipal para obter mais vacinas para a cidade.

 “Enviamos quatro ofícios ao Ministério da Saúde solicitando doses para São Paulo por entender a importância da vacinação na proteção da população e para ajudar a conter o avanço da doença”, disse o secretário.  

A capital paulistarecebeu um total de 177.679 doses do imunizante do Programa Nacional de Imunização (PNI). Com a chegada das novas doses, o secretário convocou a população a fazer sua parte: “Agora contamos com os pais e responsáveis para que levem seus filhos às UBSs para receber a primeira dose da vacina.”  

Para receber a vacina, a criança deve estar acompanhada por um responsável, apresentando documento de identidade, cartão de vacinação e comprovante de residência ou escolar. É importante ressaltar que a criança não pode ter sido diagnosticada com dengue nos últimos seis meses.

Combate a dengue

A Prefeitura informou que tem intensificado o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue desde o início do ano. Em março, o prefeito Ricardo Nunes anunciou um aumento de R$ 240 milhões no investimento para reforçar as ações de combate à dengue. Isso inclui a ampliação do horário de funcionamento das AMAs, a contratação de médicos para reforçar o atendimento nas unidades de saúde, o aumento significativo do número de agentes nas ruas, que passou de 2 mil para 12 mil, além da disponibilização de mais 30 caminhonetes para nebulização e a inclusão de 3.200 agentes do Programa Operação Trabalho (POT), além de mais de 6 mil Mães Guardiãs.

Somente neste ano, foram realizadas mais de 4.351.707 ações de combate ao Aedes aegypti na capital, incluindo visitas casa a casa, vistorias a imóveis, ações de bloqueios de criadouros, nebulizações com drones aplicando o larvicida, entre outras. Para informar à Prefeitura sobre possíveis criadouros, a população pode enviar uma mensagem para o Whatsapp do 156 (11 937123805) com os dados do local, e as equipes são enviadas ao local em até 48 horas para realizar as ações necessárias. Além disso, os cidadãos podem solicitar a fiscalização de possíveis focos de dengue na cidade através dos canais oficiais da Prefeitura 156 ou diretamente no site.

error: Não é possível copiar.