PolíticaRio de Janeiro

Posse dos Deputados Estaduais do RJ

[Foto: Richard Souza / AN]

Nesta sexta-feira (01/02), com casa lotada, os deputados estaduais eleitos em 2018 tomaram posse para a 12ª legislatura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ).

Com 64 dos 70 deputados presentes, os paineis eletrônicos da plenária registravam 6 ausentes (3 em cada painel). No painel da esquerda constavam ausentes Anderson Alexandre, André Correa e Chiquinho Mangueira. No painel da direita constavam ausentes Luiz Martins, Marcos Abrahão e Marcus Vinícius Neskau. Os 6 deputados ausentes encontram-se cumprindo pena de prisão, razão pela qual não compareceram para posse.

Presidida pelo Deputado André Ceciliano, a mesa contou com a presença das seguintes autoridades: Governador Dr. Wilson Witzel, vice-Governador Dr. Cláudio Castro, Procurador Geral da Procuradoria do Estado Dr. Marcelo Lopes da Silva, o Subprocurador-Geral de Justiça de Administração Dr. Eduardo da Silva Lima Neto e o Defensor Público Geral do Rio de Janeiro Dr. Rodrigo Pacheco.

Em homenagem ao Deputado Estadual Wagner Montes, falecido, foi respeitado 1 minuto de silêncio.

O Hino Nacional Brasileiro foi interpretado por músicos da Banda da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e cantado pelos presentes.

Os 64 Deputados Estaduais que tomaram posse repetiram o juramento, lido pelo Presidente da Alerj: “Prometo desempenhar fielmente o mandato que me foi confiado, dentro das normas constitucionais e legais da República e do Estado, servindo com honra, lealdade e dedicação ao povo do Estado do Rio de Janeiro” e, em seguida, assinaram o termo de posse.

Alguns deputados, no momento previsto para uso do microfone para concordar com o juramento antes da assinatura do termo de posse, fizeram manifestações variadas. Houve grito de “Lula livre” e de “Bolsonaro Presidente”. Todas as manifestações receberam reações positivas e negativas do público presente.

Cartazes também foram exibidos por deputados, entre os quais havia cartaz com a frase “Lula livre” e cartaz que reproduzia a placa de rua com o nome da Vereadora Marielle Franco, assassinada.

Wilson Witzel na ALERJ. Foto: Richard Souza / AN

O Governador Wilson Witzel fez uso da palavra, após as assinaturas do termo de posse, agradecendo diversas autoridades presentes e valorizando o poder executivo legislativo, pelo qual também passarão soluções para os problemas do Estado, segundo Witzel.

error: Não é possível copiar.