[Foto: Arquivo / Richard Souza / AN]
- Alvo específico: Dois criminosos foram presos pela 54ª DP sob a acusação de integrarem um grupo focado em assaltar motoristas de transporte por aplicativo na Baixada Fluminense.
- Tática criminosa: Os autores do crime solicitavam corridas falsas e, dentro do veículo, rendiam os condutores para roubar pertences e forçar transferências bancárias.
- Prisões preventivas: A captura ocorreu nesta sexta-feira (08/05) após um trabalho de inteligência policial que embasou a expedição dos mandados de prisão pela Justiça.
Uma ação de inteligência da Polícia Civil resultou na prisão de dois suspeitos de aterrorizar trabalhadores na Baixada Fluminense. Na sexta-feira (08/05), agentes da 54ª DP (Belford Roxo) localizaram e prenderam a dupla, que é investigada por integrar um grupo altamente especializado em roubos contra motoristas de aplicativo.
A captura dos acusados ocorreu no próprio município de Belford Roxo. Segundo as informações da unidade policial, a localização dos suspeitos só foi possível graças a um trabalho minucioso de inteligência e monitoramento contínuo realizado pelas equipes da delegacia.
A emboscada contra os motoristas
O método de atuação do grupo demonstrava planejamento para enganar as vítimas. As investigações conduzidas pela 54ª DP apontam que os autores simulavam chamadas de corridas nos aplicativos para atrair os motoristas até os locais desejados.
A abordagem começava logo após o embarque. Já no interior dos veículos, os falsos passageiros anunciavam o assalto e rendiam a vítima. Além de roubarem os pertences pessoais dos condutores, eles intensificavam o prejuízo financeiro e psicológico ao exigir, sob ameaça, a realização de transferências bancárias na hora.
Mandados cumpridos e próximos passos
Com base no material reunido e nas diligências realizadas ao longo de toda a investigação, a autoridade policial da 54ª DP representou junto ao Poder Judiciário pelos mandados de prisão dos suspeitos. A Justiça acatou o pedido, expedindo as ordens que foram cumpridas nesta sexta-feira.
Apesar das duas prisões, a Polícia Civil ressalta que o caso ainda não está encerrado. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar e localizar outros possíveis envolvidos no esquema. A meta da unidade é desarticular por completo o grupo criminoso, combatendo os crimes patrimoniais na região e garantindo a responsabilização legal de todos os seus integrantes.
Resumo do Caso: Prisões na Baixada Fluminense
Quem realizou as prisões e onde ocorreram?
A operação foi conduzida por policiais civis da 54ª DP. Os dois foram localizados e presos no município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, nesta sexta-feira (08/05).
Como a quadrilha escolhia as vítimas?
Segundo a PCERJ eles atuavam de forma direcionada, focando em motoristas de aplicativo. Para isso, os autores simulavam pedidos de corridas na plataforma para atrair os condutores até eles.
O que os autores faziam durante o assalto?
Ao entrarem no veículo, eles anunciavam o assalto, rendiam o motorista, roubavam seus pertences pessoais e ainda exigiam que a vítima fizesse transferências bancárias.
O caso já está encerrado?
Não. As investigações da Polícia Civil vão continuar para identificar e responsabilizar outros integrantes do grupo, visando combater os crimes patrimoniais na região.
*Com informações de PCERJ