Emprego e RendaRio de JaneiroSegurança

Polícia Militar do RJ abre concurso para 2.000 novos soldados em 2023 – edital já publicado

[Foto: Richard Souza / AN]

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) divulgou as regras para o aguardado concurso público que selecionará 2.000 novos soldados para ingresso na corporação. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (26/05), e as inscrições estarão abertas de 14 de junho a 12 de julho, destinadas a candidatos com idades entre 18 e 32 anos, sendo que 10% das vagas são reservadas para mulheres.

O concurso para soldados da Polícia Militar em 2023 é o primeiro realizado pela corporação em quase uma década. O último processo seletivo ocorreu em 2014, quando mais de 105 mil candidatos se inscreveram para concorrer a 6 mil vagas. A demora na convocação dos aprovados se deu em decorrência da crise econômica e financeira enfrentada pelo estado, principalmente na segunda metade da década passada, e mais recentemente, pelos impactos da pandemia de Covid-19.

Atualmente, após a conclusão do Curso de Formação de Soldados, o salário bruto inicial para a carreira de Policial Militar do Rio de Janeiro é de R$5.233,88. Os candidatos aprovados no concurso passarão por nove etapas, conforme previsto no regulamento. Após a inscrição, eles deverão comparecer, em data a ser determinada, à Diretoria de Recrutamento e Seleção de Pessoal (DRSP) e, posteriormente, ingressarão no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

No CFAP, além da formação operacional, os alunos terão acesso a uma grade curricular teórica abordando temas relevantes para a realidade atual, como legislação penal e civil, direitos humanos, violência contra a mulher e conceitos relacionados à polícia de proximidade, conforme explicado pelo secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

A partir de 14 de junho, os interessados poderão se inscrever online, acessando a página do concurso, no website do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE), onde estão disponíveis o edital e, a patir do início do período de inscrições, o formulário de inscrição via internet e os procedimentos necessários para a efetivação da inscrição.

Para aqueles que não possuem acesso à internet, a corporação disponibilizará um posto de atendimento para inscrição presencial na DRSP, localizada na Avenida Marechal Fontenele, 2906, Jardim Sulacap, Rio de Janeiro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

A taxa de inscrição está fixada em R$ 100,00, o mesmo valor cobrado no concurso de 2014.

O concurso terá início em 27 de agosto, com a realização da prova escrita objetiva. Para ser aprovado nessa primeira etapa, o candidato deverá obter um índice de acerto de 60% na avaliação geral e não zerar nenhuma disciplina. Os aprovados na primeira etapa serão aptos a fazer a prova escrita discursiva (redação) em 29 de outubro, sendo exigida uma nota mínima de 50 pontos.

Os candidatos aprovados nas duas primeiras provas seguirão para as demais sete etapas, todas elas eliminatórias: preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC) do Exame Social e verificação dos requisitos para inscrição no Concurso Público, Exame Antropométrico, Teste de Aptidão Física, Exame Psicológico, Exames Médicos, Exame Social e Toxicológico e Avaliação Documental.

É importante ressaltar que o limite de idade para os candidatos aptos a se inscreverem é de 32 anos, 11 meses e 29 dias até 14 de junho de 2023, primeiro dia de início das inscrições. O concurso representa uma oportunidade para aqueles que desejam ingressar na carreira policial militar e contribuir para a segurança do estado do Rio de Janeiro.

Confira todas as informações no edital de abertura do concurso, que pode ser acessado clicando aqui.

Com informações do Núcleo de Comunicação de Interior do RJ.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.