[Foto: Arquivo / Richard Souza / AN]
- Golpe no narcotráfico: Polícia Militar apreende mais de 1.200 pinos de cocaína em Bom Jesus do Itabapoana e fecha cerco contra o Jogo do Bicho em Natividade.
- Justiça para vítima: Suspeito de duas tentativas de homicídio que deixaram vítima com sequelas permanentes é capturado em ação conjunta em Santo Antônio de Pádua.
- Armas e veículos: Perseguições táticas em Itaperuna e Laje do Muriaé retiram pistolas e revólveres de circulação e garantem a recuperação de bens furtados.
As forças de segurança da Região Noroeste Fluminense deflagraram uma série de operações coordenadas entre o dia 30 de abril e este final de semana, 2 de maio, resultando em prisões estratégicas e um prejuízo massivo para a criminalidade organizada. As ações, que envolveram o 29º BPM, o 36º BPM e a 136ª DP, focaram na neutralização de armamentos de uso restrito, combate ao tráfico de entorpecentes e repressão a crimes contra a vida.
Apreensão recorde e combate à logística em Bom Jesus e Natividade
A sexta-feira, 1º de maio, começou com o que as autoridades classificaram como “Mais um golpe contra o crime organizado”. Em Bom Jesus do Itabapoana, a guarnição do Patamo realizou buscas em uma casa abandonada no Monte Calvário, onde localizou duas sacolas contendo um total de 1.241 pinos de cocaína. O material foi encaminhado para a 144ª DP.
Simultaneamente, em Natividade, uma equipe do 29º BPM montou um ponto de observação no Morro São Pedro após denúncias de tráfico. A operação resultou na Retirada de circulação de cocaína, balança de precisão, material para endolação e bobinas de jogo do bicho, além de dinheiro em espécie. Três suspeitos foram conduzidos à 140ª DP para os procedimentos legais.
Crimes contra a vida: Prisão de autor de tentativas de homicídio
Uma das ações mais contundentes ocorreu em Santo Antônio de Pádua, onde a 136ª DP, coordenada pelo Dr. José Paulo Pires, em conjunto com o 36º BPM, cumpriu o mandado de prisão temporária contra um indivíduo investigado por duas tentativas de homicídio por disparo de arma de fogo contra a mesma vítima, ocorridas em janeiro e março deste ano.
De acordo com as investigações, a vítima do último ataque, em março, perdeu o movimento das partes inferiores e grande parte dos membros superiores. O suspeito foi localizado no Sítio São João, na zona rural de Boa Nova, onde também foram apreendidos o veículo e as roupas utilizadas no crime. Em nota, as autoridades reforçaram: “A Polícia Civil solicita a colaboração de todos para tornarmos Santo Antônio de Pádua e Aperibé cidades mais seguras”.
Fugas frustradas e apreensão de armas de uso restrito
A repressão à violência armada registrou episódios de perseguição em Itaperuna e Laje do Muriaé. Na localidade de Guaritá, em Itaperuna, policiais do 29º BPM monitoravam dois homens em uma moto que tentaram fugir ao perceber a aproximação. Os militares conseguiram interceptá-los, apreendendo um revólver calibre .32 municiado e uma motocicleta irregular. Um dos suspeitos permaneceu preso pelo porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Já no Morro do Querosene, em Laje do Muriaé, a guarnição arrecadou uma pistola calibre 9mm com 16 munições. O armamento foi descartado por um suspeito que fugiu ao avistar os policiais. A corporação destacou que o resultado é fruto do “empenho, dedicação e profissionalismo dos policiais do 29°BPM”.
Recuperação de veículos furtados
No sábado, 2 de maio, o 36º BPM obteve êxito na recuperação de duas motocicletas (CB Twister 250 e CG Honda Start) que haviam sido levadas nos bairros Chácara e Arraialzinho, em Santo Antônio de Pádua. Os bens foram localizados no distrito de Boa Nova em uma ação conjunta com a Polícia Civil, garantindo “prejuízo para o cr1me e pronta resposta à população”.
📍 Mapa da Ofensiva Policial – Noroeste RJ
Balanço Geral de Segurança – Noroeste
Resultados Consolidados: 30 de Abril a 02 de Maio de 2026
29º BPM – Itaperuna
Bom Jesus do Itabapoana
- Apreensão 1.241 pinos de cocaína (Monte Calvário)
Itaperuna
- Prisão 01 detido por porte ilegal de arma restrita
- Apreensão 01 Revólver cal .32 com 6 munições (Guaritá)
- Apreensão 01 Motocicleta irregular e 01 celular
Laje do Muriaé
- Apreensão 01 Pistola 9mm com 16 munições (Morro do Querosene)
Natividade
- Apreensão Cocaína e material para endolação
- Apreensão Balança de precisão e bobina de Jogo do Bicho
- Condução 03 suspeitos encaminhados à 140ª DP
36º BPM & 136ª DP – Pádua
Santo Antônio de Pádua
- Prisão Mandado cumprido por 02 tentativas de homicídio
- Apreensão Veículo e roupas usadas no crime de homicídio
- Recuperação 01 Motocicleta CB Twister 250 furtada
- Recuperação 01 Motocicleta CG Honda Start furtada
- Recuperação 02 Motocicletas adicionais recuperadas no sábado
* Operações conjuntas focadas na redução de crimes violentos e patrimoniais.
Fim de semana anterior
Além das ações mais recentes, o 29º Batalhão de Polícia Militar (BPM), intensificou o patrulhamento e desencadeou uma série de ações estratégicas no final de semana de 25 e 26 de abril, em Itaperuna, atingindo a logística do tráfico e coibindo a violência armada na região. No Morro do Cristo, no domingo (26/04), uma incursão baseada em informações sobre o tráfico resultou na fuga de um suspeito armado, que abandonou uma sacola com entorpecentes e um celular. No mesmo local, um segundo indivíduo foi detido com drogas para consumo e encaminhado à 143ª DP.
A ofensiva contra o narcotráfico se estendeu por diversos bairros da cidade. No sábado à noite (25/04), três pinos de cocaína foram apreendidos próximo ao condomínio Minha Casa Minha Vida. Já no bairro Niterói, o patrulhamento resultou na retirada de um caderno do tráfico, rádios comunicadores, celulares e dinheiro em espécie. No bairro Aeroporto, suspeitos fugiram a pé deixando para trás uma motocicleta vermelha e 18 pinos de substância aparentando ser cocaína.
A resposta à violência armada também foi decisiva tanto na área urbana quanto na rural. No centro de Itaperuna, a equipe foi acionada para conter uma briga entre dois indivíduos, onde um deles efetuou disparos e agrediu o outro com uma coronhada; no local, um revólver foi apreendido. Na zona rural de Calheiros, em Bom Jesus do Itabapoana, os militares apreenderam uma garrucha calibre .22 com cápsula deflagrada após um disparo acidental.
Essas operações marcaram o fechamento do primeiro mês da Tenente-Coronel Michelle no comando da unidade. Em 30 dias de gestão, o balanço oficial aponta para mais de 200 ocorrências atendidas, 66 prisões realizadas e a retirada de 13 armas de fogo e mais de 10 kg de drogas das ruas. Segundo a comandante, “Cada número representa uma ação. Cada ação a preservação de mais uma vida”.