[Foto: Arquivo / Richard Souza / AN]
O 29º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Itaperuna, na Região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, completou seu primeiro mês sob nova direção com números expressivos no combate ao crime. Para ilustrar o ritmo de trabalho que marcou os últimos 30 dias, a corporação registrou, apenas nesta semana, uma sequência de operações envolvendo a apreensão de armas, o combate ao tráfico de drogas e a atuação direta na proteção às mulheres.
A tenente-coronel Michele, que assumiu o comando da unidade, fez, neste sábado (25/04), um balanço oficial de seu primeiro mês de gestão, destacando o alto volume de ocorrências atendidas e a retirada de criminosos e materiais ilícitos das ruas.
As palavras da comandante: O balanço em números
Em um pronunciamento direcionado aos moradores do Noroeste Fluminense, a comandante detalhou as estatísticas e agradeceu o apoio da comunidade, mantendo a citação direta sobre os resultados:
“Há um mês, recebi a difícil missão de comandar o 29º Batalhão de Polícia Militar. Eu sou a Tenente-Coronel Michelle e, em apenas 30 dias, os resultados mostram que estamos trabalhando no caminho certo. Foram mais de 200 ocorrências atendidas, refletindo uma presença constante e efetiva nas ruas”.
O saldo destas ações resultou em 66 prisões de adultos e na apreensão de 4 menores envolvidos em práticas criminosas. A corporação destacou que, entre os detidos, encontram-se indivíduos considerados de alta periculosidade pela Justiça.
O enfraquecimento do poderio bélico e financeiro do crime organizado também foi um dos pilares da atuação do 29º BPM. As operações culminaram na apreensão de 13 armas de fogo, além de 180 munições de diversos calibres, carregadores e simulacros (réplicas de armas).
No enfrentamento direto ao tráfico de drogas, os policiais retiraram de circulação mais de 10 quilos de entorpecentes, somando as apreensões de maconha, cocaína e crack.
A criminalidade sobre rodas também foi alvo das ações de inteligência. O balanço revelou que o batalhão conseguiu interceptar e apreender três automóveis e 12 motocicletas. Todos os veículos recolhidos possuíam ligação comprovada com atividades ilícitas na região.
Balanço de 30 Dias: 29º BPM em Números
Resumo do primeiro mês de comando da Tenente-Coronel Michele
+200
Ocorrências Atendidas
66
Prisões Realizadas
13
Armas de Fogo e 180 Munições
+10 kg
Drogas Apreendidas
15
Veículos do Crime (3 Carros e 12 Motos)
4
Menores Infratores Apreendidos
“Agradeço a toda a população do Noroeste que tem nos ajudado a combater a criminalidade e reforço. A sua denúncia anônima fortalece ainda mais o nosso trabalho, ajudando a conseguir cada vez mais melhores resultados. Cidadão, lembre-se, o Guardião do Noroeste não para. Trabalha dia e noite para garantir a sua segurança”, disse a Tenente Coronel Michelle.
Na prática: Operações recentes reforçam as estatísticas
Os números apresentados pela comandante refletem a rotina diária das equipes nas ruas. Nos últimos dias, três ocorrências distintas em Itaperuna evidenciaram a estratégia adotada pelo batalhão:
Na sexta-feira (24 de abril), as equipes do PATAMO e da supervisão do 29º BPM notaram uma movimentação suspeita na Praça do Vale do Sol. Com a aproximação policial, um dos envolvidos tentou escapar de bicicleta, abandonando objetos pelo caminho. O suspeito, que já era conhecido por envolvimento com o tráfico local, foi identificado. A ação resultou na apreensão de 69 pinos e cerca de 300 gramas de substância semelhante à cocaína. O caso foi registrado na 143ª Delegacia de Polícia (DP).
Na quinta-feira (23 de abril), após levantamento de inteligência, os policiais foram até a localidade do “Morro da Faca” para checar uma denúncia de tráfico. Suspeitos tentaram fugir ao perceber a viatura, mas um deles foi interceptado. Buscas na área revelaram entorpecentes escondidos em pontos distintos, material que também foi apresentado na 143ª DP.
Já na quarta-feira (22), a Patrulha Maria da Penha do 29º BPM cumpriu um mandado de busca e apreensão no bairro Cidade Nova. A ação, voltada à proteção da mulher, ocorreu em uma residência na Rua Coronel Raul Costa.
Durante a diligência, os agentes encontraram um revólver calibre .38 dentro de um guarda-roupa. Apesar de ter registro, o armamento foi apreendido devido à existência de uma Medida Protetiva de Urgência contra o alvo da operação. Para garantir total transparência e reforçar o compromisso da corporação com a legalidade, a guarnição informou que foram utilizadas câmeras corporais durante toda a abordagem. A arma foi encaminhada à 143ª DP e segue à disposição da Justiça.
“Cada número representa uma ação. Cada ação a preservação de mais uma vida. Agradeço a toda população da região, que tem nos ajudado a combater a criminalidade. Aproveito a oportunidade para voltar a pedir que a população de bem continue fazendo de denúncias anônimas, que fortalecem ainda mais o nosso trabalho, nos ajudando a obter melhores resultados. Lembre-se, o Guardião do Noroeste não para, trabalha dia e noite para garantir sua segurança”, finalizou a Tenente Coronel.
Resumo do Balanço: 29º BPM
Quem assumiu o comando do 29º BPM?
O 29º Batalhão de Polícia Militar, em Itaperuna, está sob o comando da tenente-coronel Michelle.
Quantas prisões foram realizadas no primeiro mês?
Foram registradas 66 prisões e 4 apreensões de menores infratores, incluindo a captura de indivíduos de alta periculosidade.
Qual foi o resultado do combate ao tráfico e apreensão de armas?
A polícia apreendeu 13 armas de fogo, 180 munições e retirou de circulação mais de 10 quilos de drogas (maconha, cocaína e crack).
Qual é a estratégia adotada pelo batalhão?
A unidade intensificou o policiamento orientado por inteligência aliado ao patrulhamento preventivo, com foco na redução da criminalidade.
Como a população pode ajudar a Polícia Militar?
A comandante destacou a importância das denúncias anônimas feitas pela população, fundamentais para fortalecer as ações e obter resultados positivos na segurança.
*Com informações de 29ºBPM